BoreArt: Grupo de Jovens do Borel Dissolvem o Estigma Através da Arte

Click Here for English

BoreArt, um grupo de jovens moradores do Borel na Tijuca, Zona Norte do Rio, tem como objetivo tornar um antigo espaço do crime em um ponto de encontro da comunidade através da arte com seu mais recente empreendimento, o projeto Escadaria do Borel, que transformará uma escadaria popular local em uma obra de arte urbana.

Arte na favela

BoreArt promove arte desde sua formação em 2012 e é liderado por cinco jovens da comunidade do Borel. Seu objetivo atual é reverter as percepções negativas que muitos têm de um ponto específico da comunidade, a Rua Nossa Senhora de Fátima.

“Aquela rua, cinco anos atrás, era um ponto de encontro de bandidos”, disse Ana Santos. “Então a gente quis mudar essa ideia que eles tinham na cabeça de que aquela rua ali era só marca de violência”.

O grupo começou a abordar esse objetivo através de uma parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no ano passado, quando este realizou uma exposição na comunidades, apresentando obras de artistas brasileiros. As obras foram expostas nas paredes de quatro casas ao longo da Rua Nossa Senhora de Fátima e continuam lá desde então, aberto para visitações. O grupo também começou a oferecer oficinas de arte urbana, que incluem grafitti e fotografia, para moradores jovens de 15 a 29 anos.

Isadora Santos, outra integrante do grupo, falou que o BoreArt agora está procurando avançar além do sucesso da última exposição. Irão sediar outra exposição até o fim deste ano, além de assumir um novo projeto, a escadaria. A galeria e as oficinas oferecidas até então ajudaram a transformar o local estigmatizado, mas o projeto da Escadaria do Borel vai ser a consolidação do “ponto de encontro” cultural da comunidade que o grupo tem em vista, ela diz.

O projeto Escadaria do Borel

Inspirada pela famosa Escadaria Selarón na Lapa, a ideia é coletar azulejos doados e usá-los para enfeitar a escadaria da comunidade no estilo Selarón até o fim deste mês.

“A gente pensou, poxa, a Escadaria Selarón chama atenção para caramba, modifica um espaço grande. Aqui era super largado. Nós pensamos que também podíamos fazer isso lá”, disse Isabela. “Chamar a atenção de pessoas de fora e moradores para aquele local. Dar visibilidade não só a nosso projeto, mas aos moradores, ao local em si e transformar um grande ponto de encontro no Borel”.

Isabela Santos disse que o BoreArt teve um impacto positivo em dar valor aos espaços que eram desvalorizados pelos próprios moradores da comunidade.

“Os moradores desvalorizam o espaço, eles veem através dos olhos de pessoas de fora e acham que aquele local é um local decadente em vez de ver quanta potência tem ali. Os próprios moradores são a potência. A gente trabalha muito com os jovens. A gente mostra para eles como a arte e aquele tipo de intervenção, modificam o espaço”.

Um projeto para projetos

BoreArt foi fundado através da iniciativa de cinco jovens estudantes que participaram no programa inovador, Agência de Redes para Juventude. Fundada pelo escritor e diretor de teatro Marcus Faustini, a Agência estabelece redes e oportunidades para jovens nas periferias urbanas para imaginarem e executarem seus próprios projetos baseados nas comunidades. Eles estão atualmente financiando 25 projetos–inclusive o BoreArt–e cada um recebe uma bolsa de até R$10.000 para realizar o projeto.

Ana Santos falou que a Agência não é só o financiador do grupo, mas também estimula a criatividade dos estudantes para pensarem em ideias para projetos por meio de oficinas e cursos, oferece orientação de estudantes universitários, fornece contatos para possíveis parcerias e dá bolsas de estudo. Companheiros da Agência pensam em um bom projeto e a organização dá a eles todos os recursos para que o projeto aconteça, ela disse.

Como ajudar

BoreArt está recebendo doações de azulejos durante todo o mês de novembro. Para mais informações, entre em contato com Isabela Santos no número 21-98711-8006, email galeria.boreart@gmail.com, ou através do grupo no Facebook. Os azulejos também podem ser enviados para:

BoreArt a/c Agência de Redes para Juventude | Rua Teotônio Regadas, 26 – sala 603 | Santa Teresa, RJ | CEP 20021-360 | Rio de Janeiro, RJ | Brasil