Sem Problemas

Um retrato de Saulo Araújo, por Thamyres Gonçalves, ambos participantes do curso de Jornalismo da ComCat e novos autores do favela.info.

Saulo Araújo Marques dos Santos é um morador de Cesarão (Zona Oeste do Rio de Janeiro) de 21 anos, que estuda letras na UVA (Universidade Veiga de Almeida), na unidade de Tijuca. Entrou no curso de jornalismo da Comcat em nome do desejo de dar visibilidade à comunidade na qual nasceu e se criou. “O Cesarão é um lugar que sofre com o abandono do estado, como na maioria das comunidades dessa parte da cidade”, lamenta. No entanto, se esse jovem de poucas palavras seguir a carreira fará coberturas esportivas.

Por causa da dificuldade financeira típica dos jovens da periferia, com frequência recorre à recreação infantil nos eventos da Ação Global, uma parceria entre a Rede Globo e o Sesi de que ouvimos falar nas propagandas da televisão. “Às vezes,faço animação, mas o meu forte é a bolomania”, diz ele, que vê neste projeto mais um exemplo do descaso da cidade em relação ao conjunto habitacional em que mora, que com suas 7 mil casas tem o status de o maior da América Latina. “Trabalho nas Ações Globais em comunidades do Rio inteiro, mas nunca trabalhei perto de casa”, lamenta.

Apesar do gosto pela leitura, que o colocou no caminho dos jornais e das revistas, prefere os títulos acadêmicos ou políticos, como “Negro, liberta-te, de Olympio Marques dos Santos, um dos livros que mais o marcou. “Gosto de ler, mas não me interesso por romances e ficções”, diz.

Saulo mora com a mãe, Sandra Helena Araújo dos Santos, de 51 anos, e o irmão, Ruben Dário Marques dos Santos Júnior, de 25 anos. Seu pai, que tem o mesmo nome de seu irmão e tem dois anos a mais que sua mãe, saiu de casa há cerca de quatro anos. “Meu relacionamento com eles é muito bom”, diz ele, que se orgulha de nunca ter tido “problemas com ninguém”. Fabiano Isidoro, meio-irmão por parte de mãe, é pai de seus dois amores: Estela e Isabela.

3 Comentários

  1. SAULO,

    Não é por acaso a obstinação, não é por acaso o saber o que quer, não é por acaso o gosto pela leitura, pela escrita e pelo conhecimento, não é por acaso essa luta incessante, não é por acaso essa calma do velho marinheiro que durante o nevoeiro leva o barco devagar, não é por acaso…
    Vem de longe, longe Togo, vem de Sylvanus Olympio, vem de mãe África, vem da velha Bahia, vem de Olympio, seu avô, descendentes de guerreiros africanos, família de escravos na Bahia que ao velho continente retornou um dia. Voltou, estudou e libertou. Comandou a independência do Togo.
    Saulo é isso, é tudo isso, por isso, para isso. Vá meu sobrinho, siga a estrela que te guia. Navegando pela velha Bahia, pela África que lhe quer de volta um dia, pela liberdade de sua gente, pela dignidade de sua comunidade, pelo fim da chibatada da modernidade, pelo respeito dos homens, pela honra de suas mulheres, pelo futuro de seus filhos, pela igualdade de oportunidades, por uma sociedade solidária, justa e fraterna.
    Seu tio,
    Antonio Carlos Marques dos Santos – 13 de maio de 2011.

  2. Tio, com palavras como essas não tenho como achar que não estou no caminho certo. Essas mesmas palavras não me deixarão esquecer jamais a bagagem que carrego no nome, na raça e de onde vou tirar forças para seguir o caminho que escolhi.

    Muito Obrigado!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.