Coletivo Papo Reto Cria Calendários de Tiros e de Celebrações em Resposta à Violência Policial

Click Here for English

No dia 2 de junho, o Coletivo Papo Reto, um coletivo de comunicação independente do Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, inaugurou dois calendários de resistência complementares, como uma resposta à forte violência policial vivenciada diariamente pela comunidade.

O primeiro, intitulado Calendário dos Tiros, marca todos os dias em que tiros disparados por policiais são ouvidos por moradores da comunidade. A frequência com que os tiros são disparados é um importante indicador do nível de violência vivido na favela, e o calendário, marcado quase que totalmente por cruzes vermelhas no mês de maio (somente 10 dias do mês foram deixados em branco, indicando que não foram ouvidos tiros), deixa clara a realidade enfrentada diariamente pelos moradores do Alemão.

O segundo calendário, nomeado de Dias de Celebração, foi criado para celebrar “iniciativas que constroem um Complexo do Alemão cheio de esporte, lazer promoção da saúde e pequenos e grandes avanços na luta pela garantia de direitos!”. Este calendário destaca e celebra os sucessos diários na construção da comunidade e na luta pela dignidade, apesar dos moradores serem forçados a viver em situação de constante conflito em razão da violência policial.

Os calendários se complementam, mostrando como moradores respondem e resistem à ocupação da Polícia Militar que aterroriza a comunidade. O mês de maio foi particularmente importante porque, depois de muita luta e persistência, foi concedida a aprovação oficial para estabelecer a “Semana Estadual de Luta das Mães e familiares Vítimas da Violência do Estado”.  

Juntamente com eventos relativos a filmes e poesia, os dias de celebração incluem: o dia em que a Defensoria Pública pediu à Justiça que intimasse a Policia Militar a desocupar casas invadidas na Praça do Samba; o dia em que a plataforma VivosEmNós foi criada–essa plataforma usa a memória como ferramenta de mobilização contra o alto índice de homicídios na América Latina; e ainda, o dia em que a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil por violação dos direitos de moradores de favelas, durante incursões policiais de massa na favela de Nova Brasília em 1994 e 1995.

Um calendário mais detalhado será divulgado em breve tanto no blog como no website do Coletivo Papo Reto. A longa e difícil luta da comunidade do Alemão contra a brutal ocupação do Exército e da Polícia Militar vêm sendo extensivamente documentada pelo coletivo em sua página no Facebook, em seu canal do YouTube e outras plataformas. O Coletivo Papo Reto usa uma estratégia de “mídia de guerrilha” para a comunicação, assumindo um papel inestimável e mundialmente reconhecido por documentar a experiência dos moradores e pelo combate à injustiça. Membros do Coletivo Papo Reto nos informaram que organizadores de outras favelas já entraram em contato pedindo dicas para lançar seus próprios calendários de Tiros e de Celebração.