Redescubra a Mais Antiga Favela do Rio Com o Rolé dos Favelados [IMAGENS]

Click Here for English

Rolé dos Favelados é um tour guiado pelo ativista comunitário e guia turístico Cosme “O Favelado” Felippsen, muitas vezes em parceria com outros ativistas de favela. O objetivo do projeto é desafiar os estereótipos negativos associados às favelas, mostrando a comunidade do ponto de vista dos moradores.

O fotógrafo Antoine Horenbeek capturou cenas do último tour Rolé dos Favelados na comunidade de Cosme, Providência, e do evento de samba que se seguiu:

Contando a História da Comunidade

Cosme procura trazer turistas e moradores da cidade formal do Rio para favelas e fornecer uma visão mais realista desses bairros do que a que é frequentemente retratado na grande mídia ou em tours não dirigidos por guias comunitários.

Arquitetura Orgânica e Informal

Uma rua que leva ao topo da favela. Na esquina da rua, Cosme perguntou aos visitantes: “Será que essa rua já conta como parte da favela, ou está apenas levando a ela?” Através dessas conversas, Cosme quebra os preconceitos dos visitantes sobre as favelas.

A Estação Central do Brasil fica logo abaixo no Centro da Cidade.

As escadas da Providência estão sendo pintadas pelo Providência Sustentável através da iniciativa Impacto das Cores. Providência Sustentável tem como objetivo empoderar jovens e adultos e educá-los sobre a necessidade de desenvolvimento e consumo sustentáveis.

Os Moradores da Providência

Crianças brincando nas vielas da favela. As crianças da Providência também podem ser encontradas brincando em uma piscina na comunidade.

Vera mora e administra uma pequena loja em frente à praça da igreja.

Daniel, um jovem morador da Providência que se juntou ao tour, mostrou um grande potencial para se tornar um guia turístico da Providência, complementando os comentários de Cosme.

Um morador se preparando para o evento de samba.

A Vista

Centro do Rio, Zona Norte e Morro do Pinto (à direita) vistos do topo da Providência.

Samba

O tour terminou com samba, uma das muitas formas culturais que emergiram das favelas do Rio de Janeiro. O evento foi realizado no famoso Bar da Jura, um bar administrado pela Dona Jura, moradora da Providência, e um ponto de encontro para a comunidade. O bar está localizado na parte de trás da estação do teleférico fechada, na Providência, e tem vista para a Baía de Guanabara e a ponte Rio-Niterói.

A equipe que organizou o samba (da esquerda para a direita: Gilbert Vilela, Flaviana, Andréa, Lucimar Brito, Cosme Felippsen e Ana Paula). O evento foi uma oportunidade para comemorar e festejar, mas também um momento político de união para a comunidade e uma oportunidade de valorizar suas qualidades. Na abertura do evento, Cosme fez um discurso ressaltando que as favelas são espaços de cultura e falou sobre a luta coletiva dos moradores por seus direitos à moradia, educação e saúde após os megaeventos esportivos.

Siga as páginas de Cosme no Facebook Providência Turismo e do Rolé dos Favelados para obter informações sobre os próximos tours.

Slideshow do Rolé dos Favelados na Providência e do samba [também no Flickr]:

Rolé dos Favelados and Samba in Providência