MTST Ocupa Praia do Leblon para Reivindicar Direitos e Celebrar Vidas Negras [IMAGENS]

Click Here for English

No último domingo, 18 de novembro, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e as Brigadas Populares (BP) celebraram o Mês da Consciência Negra ocupando a praia do Leblon no Rio de Janeiro. Pela quinta vez, membros do MTST e de comunidades de todo o Rio foram para o Leblon, na Zona Sul, para o evento “Leblon vai virar Palmares“, uma celebração pacífica das vidas e direitos dos negros. O nome do evento é uma referência ao Quilombo dos Palmares estabelecido durante o período colonial no estado de Alagoas, e um símbolo da resistência negra.

O fotógrafo Antoine Horenbeek capturou cenas do ato para o RioOnWatch:

A Passeata

O ato começou com uma passeata ao longo da praia do Leblon. Tantos adultos quanto crianças participaram do protesto em memória à luta do líder quilombola Zumbi dos Palmares e de todos os negros que sofreram os efeitos da escravidão, e suas conseqüências nos dias atuais.

A Praia

Após a passeata, os participantes foram à praia no Leblon—um dos bairros mais ricos do Rio de Janeiro—para curtir um momento com amigos e familiares no mar.

A Mensagem

Os organizadores do evento prepararam e exibiram várias faixas com mensagens como “O Leblon Vai Virar Palmares”; “Na Luta do Povo, Faremos Palmares de Novo!”, “Saia da Escravidão do Aluguel: Junte-se às Brigadas Populares”, “Unidade Aberta por uma Nova Maioria”; “Vidas Negras Importam“; “Ocupação 6 de abril, Moradia e Paz”; “Marielle Presente!“; e “Trabalho e Teto”.