Remodelando o Rio [VÍDEO c/ legendas em português]

Yaara Bou Melhem* trouxe Dateline, o mais respeitado programa de assuntos internacionais da Austrália, ao Rio de Janeiro para documentar os impactos sobre os moradores de favela, da preparação da cidade para os mega-eventos. A história foi transmitida a nível nacional na Austrália no dia 08 de abril de 2013.

Desde que venceu as licitações para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro iniciou uma campanha colossal para melhorar a sua imagem internacional. No entanto, isto veio com um preço elevado para aqueles que vivem nas favelas da cidade, em particular os seus moradores mais vulneráveis ​​que estão sendo removidos à força de suas casas, a fim de abrir caminho para novas estradas, estacionamentos e uma série de outros projetos públicos.

Com nenhuma participação, sem aviso prévio e com compensações injustas, fora de sincronia com a legislação local, os moradores são recebidos por tratores derrubando as paredes de suas casas, como durante o despejo particularmente brutal no Largo do Tanque.

Yaara foi então recebida pelo Secretário Municipal de Habitação para uma visita ao tão falado conjunto habitacional Bairro Carioca, que, após a visita do Dateline, passou por uma inundação devido à má execução e planejamento. Ela também teve a chance de conhecer o Prefeito durante o anúncio do Parque Carioca, um conjunto habitacional que está sendo projetado para os moradores da Vila Autódromo, que estão sendo pressionados pelas autoridades a aceitar a substituição de suas moradias, atuando no sentido de minar os direitos legais que os moradores têm para manter-se em suas casas.

Enquanto o governo tenta justificar essas remoções com projetos habitacionais e promessas vazias de uma vida melhor, algumas comunidades estão resistindo, enquanto outras têm pouco a dizer sobre o futuro de seus moradores. Assista ao vídeo com legendas em português:

*Yaara Bou Melhem é uma jornalista multi-premiada, recentemente ganhando prêmios no Festival de Cinema de Nova York, o prêmio Walkley e a premiação da ONU Peace Media Awards.