Vila Laboriaux Constrói Dinâmica para Atingir Metas

No dia 06 de outubro, moradores da Vila Laboriaux se reuniram para celebrar a vitalidade de sua comunidade e para pensar sobre seu futuro. Localizada no alto da Rocinha, a Vila Laboriaux vinha lutando contra ameaças de remoção por parte do governo por mais de três anos. Desde então, os membros da comunidade têm trabalhado incansavelmente para resistir à remoção e recentemente conseguiram, quando em agosto deste ano o prefeito Eduardo Paes anunciou que o governo iria começar a investir em infraestrutura para a Vila, em vez de removê-la.

O Movimento Preserva Laboriaux, um grupo ambientalista que trabalha para melhorar as condições da comunidade, organizou a comemoração como parte de seu Diagnóstico Sócio Ambiental para identificar os pontos fortes e fracos da Vila Laboriaux, uma iniciativa que começou em agosto. Durante o primeiro evento, os moradores destacaram a importância de proteger o meio ambiente local e também enfatizaram a melhoria dos serviços públicos, como o saneamento básico, que é muito desejado. Após este evento, a organização continuou distribuindo questionários porta-a-porta para todos os moradores, a fim de avaliar as percepções dos moradores sobre as condições ambientais da Vila Laboriaux. O co-organizador do Movimento, Gabriel Voto, afirmou: “para resumir a filosofia da nossa organização em uma palavra, esta seria participação. Para que um projeto dure a longo prazo partindo de um processo legítimo e sustentável, é preciso que ele seja construído de baixo para cima, construído localmente a partir dos desejos da comunidade”.

Nesse dia, um domingo, as crianças pintaram de verde e azul as paredes e bancos da praça da comunidade, ecoando a mensagem ecológica do grupo e adicionando ao que foi realizado durante o evento de agosto. Logo depois, o grupo de circo local Circo no Ato chegou e desfilou pela comunidade com música ao vivo, trazendo com eles mais moradores de volta para a praça para uma hora de show acrobático. Durante a tarde, as crianças fizeram jardins de flores verticais com garrafas PET para serem penduradas nas paredes recém pintadas da praça, finalizando assim os eventos do dia. A celebração de arte e música de domingo foi uma forma divertida de unir ainda mais a Vila Laboriaux e reafirmar suas metas de sustentabilidade e melhorias para a comunidade. Frente aos recentes acontecimentos na cidade e às políticas governamentais para as favelas planejadas e executadas de cima para baixo, a Vila Laboriaux é um exemplo de resiliência, em face às remoções, significativo e inspirador, e um exemplo também de investimento compartilhado para o futuro da sua comunidade.