Vidigal CriAtivos: Uma Celebração de Cultura Local [IMAGENS]

No domingo, 10 de novembro de 2013, moradores do Vidigal reuniram-se para um dia de celebração da cultura local. Organizado pelo Vidigal CriAtivos, um coletivo de artistas locais, a feira cultural incluiu estandes de organizações comunitárias com projetos em curso, enquanto os grupos de samba e capoeira ofereciam entretenimento no centro da praça. Mais tarde, músicos, dançarinos, atores e DJs se apresentaram no palco até a noite, com pessoas da comunidade de todas as idades participando durante todo o dia do evento. Este foi o primeiro evento do gênero. Os organizadores estão considerando fazer da feira cultural um festival mensal para unir ainda mais os moradores Vidigal.

O evento faz parte de uma série de ações para a valorização e melhoria de espaços públicos no Vidigal. Durante o mes de outubro, a organização Beleza Construções, em colaboração com outros atores locais, fizeram uma reforma na praça Largo do Jesus, onde o CriaAtivos aconteceu. Miguel Plaza, arquiteto do Beleza Construções diz: “O evento não foi uma ação pontual: é uma ideia de repetição em lugares diferentes que tem aparelhado a melhoria do entorno”.

Música e Capoeira

Patricia Britto, do grupo vocal Negro e Vozes inagurou o dia musical e convidou todos para participarem.

 Ninho, um dos artistas locais, deu seguimento com improvisos de poesia e apresentou a roda de capoeira.

Atividades Criativas para as Crianças

Depois da capoeira, as crianças também quiseram participar. Havia muitas opções para escolher, incluindo jogos, música, pintura e malabarismo.

Pintura de um Mural

Um dos produtos finais foi um mural que diz “CriAtivos” – os dois temas principais subjacentes nas festividades do dia: criatividade e desenvolvimento dos ativos da comunidade. 

Projetos Comunitários em Curso

Além de entretenimento e atividades culturais, vários projetos locais também estiveram presentes durante o evento, como o Instituto Todos na Luta, o projeto Salva Vidas, uma administradora comunitária de imóveis no Vidigal e a associação das mulheres A.M.A.R, que luta pelos direitos das mulheres e melhores serviços na comunidade.

O Início da Festa

O DJ Wladimir Gasper, sobrinho de um cineasta russo, aqueceu a multidão com uma mistura de música eletrônica, funk e samba. Sua apresentação foi seguida por uma apresentação de um grupo de hip hop local.


Hip Hop Local e Dança

As meninas do Pérolas Negras do Vidigal foram definitivamente um dos destaques da noite. O grupo é composto por três meninas da comunidade, que fazem parte do grupo de teatro Nós do Morro. Outro destaque foi um grupo local de dança funk, hip hop e reggae, com as crianças subindo ao palco, transformando-o em uma competição de dança inesquecível.

 

Clique para ver o slideshow completo ou assista abaixo: