Vencedor do prêmio The Anthem Awards 2022, na categoria Diversidade, Equidade e Inclusão, entre os melhores programas de conscientização local pelo projeto “Enraizando o Antirracismo nas Favelas: Desconstruindo Narrativas Sociais sobre Racismo no Rio de Janeiro.”

Missão

A missão do RioOnWatch é criar espaços de visibilidade às vozes e histórias das favelas do Rio, ampliando o alcance dos relatos produzidos por comunicadores e moradores de favela para transformar o imaginário sobre esses territórios, visando empoderamento local e incidência em políticas públicas mais justas e inclusivas.

Linha Editorial

Em maio de 2010, a Comunidades Catalisadoras, lançou o RioOnWatch, um projeto na época pensado para ampliar a visibilidade internacional à vozes das favelas na prévia dos Jogos Olímpicos de 2016 , a serem realizados no Rio de Janeiro. De 2010 a 2016, o site de notícias, RioOnWatch.org, foi um principal veículo para a publicação das perspectivas de mobilizadores comunitários, moradores, observadores internacionais e pesquisadores sobre as rápidas transformações urbanas que caracterizaram o Rio pré-Olímpico.

Desde do início de 2017, a nova linha editorial da RioOnWatch está empenhada em:

  • Documentar a visão dos moradores das favelas sobre e para políticas públicas, de modo a informar os tomadores de decisão municipais e profissionais de desenvolvimento internacional.
  • Publicar colunas específicas de favelas e opiniões escritas por moradores de favelas de modo a tornar suas perspectivas das suas próprias comunidades na compreensão dominante sobre as mesmas.
  • Destacar as estratégias de mobilizadores, organizações, soluções comunitárias e tecnologias ecológicas de favelas no Rio e em todo o mundo de modo a informar e inspirar iniciativas de desenvolvimento colaborativo e sustentável de base.
  • Popularizar conceitos de planejamento urbano para que cidadãos possam desenvolver suas comunidades de forma mais eficaz.
  • Observar o legado Olímpico e monitorar a cobertura da imprensa nacional e internacional nas favelas, de modo a manter e aproveitar o legado do RioOnWatch como um site de notícias de monitoramento Olímpico e oferecer lições para as cidades contempladas ou que estejam sediando megaeventos.
  • Analisar paralelos e mostrar solidariedade às comunidades informais em todo o mundo, para estabelecer conexões, redes de apoio e um senso de experiência e propósito comuns em comunidades tradicionalmente isoladas em todo o mundo
  • Continuar a analisar, introduzir e informar políticas locais e debates sociais sobre o Rio de modo a reforçar drasticamente a compreensão contextual e a compaixão necessárias para gerar maiores mudanças políticas que venham a beneficiar toda a sociedade.

Desde do seu início, o RioOnWatch tem trabalhado para aumentar a participação de jornalistas comunitários e observadores internacionais através de artigos e reportagens sobre as transformações do Rio, e também tem dialogado com a grande imprensa e a imprensa alternativa visando gerar uma visão mais precisa das favelas, das suas contribuições à cidade e de suas perspectivas.


Envolva-se

Se você quiser nos ajudar, há muitas maneiras!

  • Comunicador comunitário? Saiba mais aqui.
  • Observador, pesquisador ou jornalista? Ofereça-se para escrever matérias solidárias. Saiba mais aqui.
  • Bilíngue? Seja um tradutor voluntário! O RioOnWatch depende de tradutores voluntários para traduzir artigos entre o inglês e o português. Se você é fluente nessas duas línguas, por favor preencha o formulário de voluntariado ou envie sua mensagem para contato@rioonwatch.org.br.
  • Faça uma doação para a Comunidades Catalisadoras. O apoio de doadores individuais é o que faz com que tudo aconteça.
  • Siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
  • Divulgue! Compartilhe nossos artigos em seu mural do Facebook, Twitter, ou apenas converse com seus amigos sobre as questões que relatamos. Nos ajude a levar essas ideias e conhecimento para o grande público!

*Pseudônimos podem ser usados ocasionalmente


2010: Chamada Original do RioOnWatch

Depois de três décadas de estagnação, a cidade do Rio de Janeiro hoje está em plena transformação. Com um custo de vida mais caro do que o de Nova York, é uma cidade marcada por décadas de má governança e falta de investimentos, neste momento, a governança da cidade está agindo na direção de tirar aproveito do fato de ter sido escolhida para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e a reconstituir-se como ‘uma cidade global’.

No entanto, apesar das iniciais divulgações positivas pela imprensa sobre as políticas de intervenção nas favelas da cidade, e um trabalho significativo por parte da administração da cidade para gerar uma imagem positiva diante da opinião pública internacional, a maré mudou em 2013, com crescentes conflitos e debates sobre estas políticas que têm demonstrado que estão exacerbando a infame desigualdade do Rio. Conhecida como a “Cidade Maravilhosa” pela sua beleza geográfica, o Rio é também conhecida como a “cidade partida” pelos habitantes locais, que muitas vezes vivem lado a lado ricos e pobres, e mesmo assim ainda enfrentam grandes disparidades e segregações históricas no acesso aos serviços públicos com os cidadãos cariocas de baixa renda sendo estigmatizados, em vez de apoiados, na busca por oportunidades.

Como se dará o amadurecimento do Rio? Qual vai ser o destino das mundialmente famosas favelas da cidade, comunidades numeradas em mais de 1000 hoje? Como a cidade lida atualmente com essas comunidades? O que ainda podemos prever? Como o Rio irá aproveitar esta oportunidade única de crescer e consolidar a sua economia sem comprometer o seu patrimônio cultural único, e de maneira que reduza a desigualdade?

Estes são os temas do RioOnWatch.


Licença

© 2024 Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual – Todo o conteúdo do RioOnWatch pode ser compartilhado livremente assumindo que (a) nenhum lucro será realizado, (b) o conteúdo não será modificado sem que seja expressamente indicada quais modificações foram realizadas e porquê (incluindo links originais) e (c) conteúdo compartilhado e seu(s) autor(es) serão reconhecidos como originados no RioOnWatch e vinculados no início do artigo. Nós pedimos, no entanto, que qualquer publicação não republique mais de um artigo por mês sem acordo escrito. E publicações com fins lucrativos podem entrar em contato conosco sobre a republicação em troca de uma pequena taxa. Por favor, use contato@rioonwatch.org.br para comunicar qualquer compartilhamento. Nós adoraremos compartilhar sua republicação!

Política de Republicação

O RioOnWatch é um veículo sem fins lucrativos que encoraja que seus conteúdos sejam replicados, o que pode ser feito tanto gratuitamente, caso o veículo parceiro seja também sem fins lucrativos, ou com pagamento, em caso de veículos com fins lucrativos. Neste segundo caso, os recursos serão investidos na produção de mais matérias por comunicadores populares.

Atuamos sob a licença Creative Commons. Isso significa que todo o material publicado no site, entre textos, vídeos e podcasts, podem ser republicados por outros sites. Mas para isso, é necessário seguir algumas regras:

O que diz a licença Creative Commons: 

  • Os conteúdos podem ser usados livremente, desde que sejam creditados os responsáveis originais pelo conteúdo. Isto é, o veículo e os autores
  • Os textos devem ser publicados como estão na versão original, sem edição ou cortes. 
  • Os conteúdos não podem ser utilizados para fins comerciais.

Normas adicionais do RioOnWatch:  

  • Pedimos que aguardem pelo menos uma semana após a publicação original para que republique a matéria e que não seja republicado mais de um artigo por mês sem acordo escrito. 
  • Envie um email nos avisando (contato@rioonwatch.org.br) da publicação e marque o RioOnWatch na divulgação das publicações nas mídias sociais (Facebook, Twitter e Instagram: @RioOnWatch). Acompanharemos e divulgaremos a sua replicação!
  • A republicação do material deve conter link para o arquivo original publicado no site do RioOnWatch
  • Em caso de utilização de vídeo, pedimos que seja utilizado o embed do original no canal do YouTube: tv.rioonwatch.org.
  • Publicações com fins lucrativos, que queiram republicar o material, devem entrar em contato com contato@rioonwatch.org.br, solicitando permissão e/ou valor.
  • Os títulos podem ser modificados de acordo com o estilo do veículo republicador desde que não mude o contexto.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato: contato@rioonwatch.org.br

Dá uma olhadinha em alguns exemplos de republicações que já fizeram do nosso conteúdo: 

Encorajamos, em especial, que republiquem matérias das séries Enraizando o Antirracismo nas Favelas” e “Justiça Energética”, porém todo o conteúdo do site pode ser republicado entre veículos sem fins lucrativos e/ou parceiros.

Conheça o nosso trabalho e acompanhe a gente nas redes sociais:  


Contatos

contato@rioonwatch.org.br | +55.21.998325575