A série Direitos Humanos visa informar a sociedade sobre os estigmas e as perversidades que o racismo estrutural e a criminalização da pobreza trazem aos territórios favelados e seus moradores, através de relatos e análises a partir das vivências dos próprios moradores, ao passo em que visibiliza a potência, as soluções e cultura da favela, berço de tantas artes. Dando destaque aos direitos sociais que vêm sendo negligenciados de forma exacerbada neste momento pós-pandêmico, a série Direitos Humanos  busca ressaltar os caminhos para direitos civis e sociais plenos aos moradores de favelas, principalmente os mais demandados por eles: segurança alimentar, saneamento, saúde e educação públicas.

 

A série Direitos Humanos faz parte do projeto “Realizando o Direito à Favela Através da Comunicação Comunitária e Popular”. Direitos Humanos é um dos quatro elementos críticos para realizar o direito à favela na visão do projeto. Os outros são: justiça climática, democracia e direito à moradia.

A Urgência da Cidadania Plena

Reproduzir vídeo sobre MC Onni e MC PL no vídeo slam 'Culpa dos Sobreviventes' refletem sobre a palavra e o corpo enquanto território. RioOnWatch
Reproduzir vídeo sobre Poeta Dudu Neves, do Slam Melanina, da Cidade de Deus

Criminalização da Pobreza e Estigma

Reproduzir vídeo sobre Maria de Lourdes do Carmo, 48, conhecida como Maria dos Camelôs, liderança de classe, que trabalha nas ruas desde 1996. Maria há 20 anos é coordenadora do Movimento Unido dos Camelôs (MUCA), nascido em 2003.

Direitos Básicos e Imprescindíveis: Água, Alimentação, Saneamento e Saúde

A Chama da Educação e da Identidade

Potência Religiosa e Cultural das Favelas

Fotos e Artes