Papais Noéis Negros e a Importância da Representatividade Também no Natal: Favela Mundo Recebe Crianças do Caju, CDD e Acari [VIDEO]

Click Here for English

Este vídeo mostra a importância da representatividade para o empoderamento de crianças negras. Nesta festa de Natal do Favela Mundo, o maior presente é alimentar o imaginário de crianças negras de favela com referenciais positivas pretas.

Papais Noéis Afro, interpretados pelos atores Rodrigo França e Felipe Canela, foram a atração principal do Natal Afrocentrado oferecido pela ONG Favela Mundo a cerca de 900 crianças e adolescentes atendidos pelos projetos da organização. Os encontros dos Papais Noéis negros com as comunidades aconteceram entre os dias 6 e 12 de dezembro, no Caju, na  Cidade de Deus e em Acari.

Rodrigo, que atuou no dia 6 de dezembro na Cidade de Deus, na Zona Oeste, e Felipe, que fez o bom velhinho afro nos dias 8 e 12 de dezembro, tanto em Acari, quanto no Caju, ambos na Zona Norte, levaram para os alunos da ONG um mundo de possibilidades e referenciais, que farão parte da construção de suas subjetividades enquanto pessoas negras e moradoras de favela. Os Noéis negros distribuíram como presentes, livros infanto-juvenis, reforçando a importância da educação e da leitura, sobretudo entre crianças e jovens. Essas comemorações natalinas nos territórios contaram também com apresentações de alunos, muita música e brincadeiras.

Esse é o terceiro ano em que Rodrigo interpreta o Papai Noel e o segundo de Felipe. Segundo Marcello Andriotti, fundador da Favela Mundo, é parte da missão da ONG apresentar referenciais negros em posições positivas e empoderadas. Isso ajuda a expandir as visões de mundo desses jovens moradores de favela.

Fora do Natal, a Favela Mundo oferece aulas de teatro, trabalhando com alunos, sobretudo, a partir de personagens e peças afrocentradas; de música, onde trabalha muito o folclore brasileiro; de dança e, em períodos especiais, a organização também oferece festas e outras atividades comemorativas. A Favela Mundo existe há 12 anos e trabalha de maneira itinerante pelas favelas que possuam os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. 

Assista à Videorreportagem Aqui.

Sobre a autora: Tássia di Carvalho é graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e atua nas áreas de empreendedorismo, impacto social e igualdade racial. Em 2016, criou a Agência Is assim que saiu do Jornal O Dia, onde era colunista e repórter, cobrindo o lado positivo de favelas e periferias.

Sobre o editor de vídeo: Nascido em Madureira, Raphael Kepler é editor de vídeo e podcast, músico e produtor musical. Atualmente, Raphael trabalha com agências na parte de edição, com artistas independentes na produção musical completa.


Apoie nossos esforços para fornecer apoio estratégico às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.