Últimas Notícias

Sobre

RioOnWatch (Rio Olympics Neighborhood Watch = Comunidades do Rio de Olho nas Olimpíadas), é um projeto da organização Comunidades Catalisadoras (ComCat) para dar atenção local e global para os pontos de vista oriundos das favelas do Rio de Janeiro até as Olimpíadas de 2016. É o único site de notícias em inglês que publica as perspectivas de líderes comunitários, moradores de favela, e observadores internacionais, em relação as rápidas transformações urbanas que atualmente caracterizam Rio.

O projeto RioOnWatch trabalha para ampliar a participação de comunicadores comunitários e observadores internacionais relatando as recentes transformações da cidade, e dialoga com a grande imprensa e mídia alternativa, com o objetivo de gerar uma imagem mais precisa e verdadeira sobre as favelas, sua contribuição à cidade, e as opiniões que dali saem.

O impacto do RioOnWatch.org foi reconhecido 9 meses após o início de suas atividades, quando fomos contactados pela Associated Press, maior fonte de notícias do mundo, em março de 2011, para o que viria a ser o primeiro artigo sobre remoções de favelas neste período pré-Olímpico, que provocou mais matérias neste tema pela The Guardian, BBC, The Telegraph, Al Jazeera, cyberpresse.ca, Dave Zirin’s Edge of Sports, The Independent, Al Jazeera’s The Stream, CBC Radio Canada, The Rio Times e Chicago WBEZ WorldView (NPR) – todas em 2011. Para ver a lista completa de citações na mídia desde então, clique aqui.

Hoje, o site tem como público formadores de opinião internacionais incluindo correspondentes de grandes jornais, pesquisadores, urbanistas e ativistas em 100 países que estão acompanhando de perto as transformações em nossas favelas. Procuramos publicar reportagens e relatos que, ao serem divulgados internacionalmente em inglês e português, possibilitem debates e repercussões que gerem mudanças políticas em prol de um desenvolvimento participativo e sustentável nas favelas cariocas.

Envolva-se

Se você quiser nos ajudar, há muitas maneiras!

  • Comunicador comunitário? Sugira sua pauta! Saiba mais aqui.
  • Observador, pesquisador ou jornalista? Ofereça-se para escrever matérias. Observadores internacionais, pesquisadores, jornalistas e outros colaboradores podem enviar matérias através do row@comcat.org. Saiba mais aqui. Ou, se não tiver uma pauta mas quiser se oferecer para escrever matérias, preencha nosso cadastro de colaboradores aqui.
  • Bilíngue? Seja um tradutor voluntário! O RioOnWatch depende de tradutores voluntários para traduzir artigos entre o inglês e o português. Se você é fluente nessas duas línguas, por favor preencha o formulário de voluntariado ou envie sua mensagem para row@comcat.org.
  • Faça uma doação para a Comunidades Catalisadoras. O apoio de doadores individuais é o que faz com que tudo aconteça. Por favor, CLIQUE AQUI para fazer uma doação.
  • Siga-nos no Twitter e curta a nossa página do Facebook. Participe de discussões, compartilhe mensagens em seu mural e comente nossos artigos.
  • Divulgue! Compartilhe nossos artigos em seu mural do Facebook, Twitter, ou apenas converse com seus amigos sobre as questões que relatamos. Nos ajude a levar essas ideias e conhecimento para o grande público!

Contatos
row@comcat.org | +55.21.991-976-444 | +1.301.637.7360