O Esgoto Mais Limpo do Rio Está na Favela? Comunidade Sustentável Vale Encantado, no Alto da Boa Vista, Convida para a Inauguração do Biossistema para Tratamento de Esgoto e Painéis Solares [RELEASE]

Ao todo, são 27 casas na comunidade que existe há mais de cem anos. Foto: Douglas Dobby
Ao todo, são 27 casas na comunidade que existe há mais de cem anos. Foto: Douglas Dobby

Click Here for English

Trinta anos depois da Eco 92, coletiva de imprensa e evento de lançamento, no dia 04 de junho*, contarão com a presença de moradores e aliados que estão à frente dos projetos. Clique aqui para se inscrever. [Versão em PDF]

O Vale Encantado, uma pequena comunidade centenária no Alto da Boa Vista, acaba de dar mais um salto como referência e incubadora de práticas sustentáveis. No dia 04 de junho*, as famílias e aliados irão receber jornalistas e lideranças de comunidades do Grande Rio para uma coletiva de imprensa e o lançamento oficial da mais nova e maior conquista da comunidade até hoje: um biossistema que faz o tratamento completo do esgoto local, mantendo a floresta em torno limpa e protegendo a saúde dos moradores. O evento será realizado na cooperativa da comunidade, também beneficiada por recentes investimentos sustentáveis através da instalação de painéis solares.

Um Sonho Realizado Trinta Anos Após a Eco 92

A comunidade do Vale Encantado foi fundada no século XIX por trabalhadores nas plantações de café, antes da região ser reflorestada se tornando a Floresta da Tijuca, uma das maiores do mundo em perímetro urbano. Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela Associação de Moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade. 

A história do Vale Encantado vem migrando mais intencionalmente na direção da sustentabilidade há 30 anos, desde a Eco 92 quando a mudança das políticas ambientais da prefeitura impactou a geração de renda local, que antes vinha da mineração (e antes disso do café e floricultura). 

No início dos anos 2000, um dos moradores, Otávio Alves Barros, hoje presidente da Associação de Moradores e da cooperativa do Vale, com ajuda de parceiros, percebeu a necessidade e o potencial de se voltar para uma abordagem sustentável, com base no ecoturismo e culinária local vegetariana realizada pelas moradoras da comunidade aproveitando alimentos da floresta e das hortas caseiras. Aos poucos fez uso também de tecnologias verdes para poder realizar o desenvolvimento da comunidade e combater ameaças de remoção. Sempre atraindo parceiros, Otávio realizou projetos de energia solar para aquecimento de água e um biodigestor para processar restos de comida que atendesse o restaurante da cooperativa, onde recebia os turistas e servia as delícias vegetarianas. Em seguida, a cozinha do restaurante usava o gás gerado pelo biodigestor para cozinhar.

Apesar destas vitórias, a maior contaminação da comunidade no ambiente continuava. Com dificuldades para atender muitas regiões do Rio, seria difícil imaginar a concessionária chegar um dia com saneamento básico neste local pequeno e isolado. E isso afetava a qualidade de vida e a geração de renda local.

“Atuando como guia de turismo, levava os turistas até uma cascata que tem aqui. Eles perguntavam se podiam tomar banho e eu dizia que não. Isso me motivou a procurar soluções.” — Otávio Alves Barros

Trabalhadores moradores da comunidade fazem manutenção no biossistema. Foto: Douglas Dobby
Trabalhadores moradores da comunidade fazem manutenção no biossistema. Foto: Douglas Dobby

Biossistema: Uma Solução Acessível, Descentralizada e Sustentável para o Tratamento de Esgoto

Em 2015, o biossistema de saneamento ecológico do Vale Encantado começou a ser desenvolvido através de uma nova parceria, desta vez com pesquisadores da PUC-Rio que ganharam um edital da FAPERJ para a construção de um biodigestor de porte e tamanho apropriado e dimensionado para tratar o esgoto de todas as casas do Vale Encantado, porém neste primeiro instante completando a conexão apenas das cinco primeiras casas

Em 2021 a Rede Favela Sustentável* (RFS), através da organização gestora Comunidades Catalisadoras (ComCat), e o Instituto Ambiente em Movimento, através da ONG Alemã Viva Con Agua, atraíram os recursos faltantes para realizar a conclusão do sistema conectando todas as casas à rede completa de saneamento. Através desses apoios e com a parceria técnica da Taboa Engenharia, que também participou da construção do biossistema e do biodigestor do restaurante, todas as 27 edificações do Vale Encantado terão tratamento completo e ecológico de esgoto, feito dentro da própria comunidade, a partir de 04 junho de 2022*.

A parte final da obra começou a ser feita em outubro de 2021 através do mapeamento do local, visitas às casas e conversas com moradores para dialogar sobre o projeto. Após essa etapa, todos os trabalhadores, moradores da própria comunidade, que atuariam como assistentes de obra participaram de uma capacitação em instalações hidrossanitárias pelos engenheiros da Taboa Engenharia. Em janeiro foi iniciada a obra. Foram feitas, pelos moradores, as instalações das tubulações ligando as 27 casas ao biossistema, e também reparos no biodigestor e na zona de raízes—tecnologia de pós-tratamento que desempenha importante função na etapa seguinte à biodigestão.

“Meu sonho é que aqui possa ser um dia um ponto turístico para gerar renda para as famílias que são mais vulneráveis.” — Otávio Alves Barros

A canalização e o tratamento do esgoto são os principais ganhos que o biossistema de esgoto gera para o Vale Encantado. Boa parte do esgoto era jogado no córrego que corta a comunidade, causando mau cheiro, maior incidência de ratos e baratas, além da contaminação das nascentes da região. Mas além do tratamento, o sistema vem gerando oportunidades para os moradores.

“Aumentou bastante a visitação querendo conhecer a comunidade que faz o tratamento de esgoto. Então, com isso, conseguimos ter passeios turísticos. Tem toda uma geração de renda com base no sistema de tratamento de esgoto.” — Leonardo Adler

Biossistema de tratamento de esgoto quase finalizado. Foto: Douglas Dobby
Biossistema de tratamento de esgoto quase finalizado. Foto: Douglas Dobby

Energia Solar: Mais um Passo Rumo à Sustentabilidade 

No dia 3 de janeiro, um sistema solar com seis módulos foi instalado no telhado da Cooperativa do Vale Encantado. A cooperativa foi criada em 2007 pelos moradores com o objetivo de gerar renda para a comunidade através de passeios turísticos e do restaurante. Entretanto, a chegada da pandemia do coronavírus interrompeu imediatamente os trabalhos. Posteriormente, com a melhora do quadro pandêmico, uma série de desafios impediu o retorno das atividades da cooperativa, entre eles o custo da energia elétrica e as dívidas acumuladas devido à necessidade de preservar alimentos agroecológicos produzidos pela comunidade para venda, guardados durante a pandemia. A instalação de um sistema de energia solar foi uma saída para solucionar estes problemas e garantir o futuro da cooperativa.

Hans Rauschmayer, um dos fundadores da Solarize Treinamentos, empresa pioneira em promover cursos de energia solar, foi o parceiro buscado por Otávio para desenvolver o projeto. Os dois já tinham trabalhado juntos na instalação do aquecedor solar de água previamente instalado no Vale. Ambos se reaproximaram dentro do eixo de justiça energética trabalhado pela Rede Favela Sustentável, que conquistou os recursos financeiros para viabilizar a obra. Hans Rauschmayer explica que “nesse grupo, a gente buscou e recebeu demandas de sedes de organizações comunitárias que queriam colocar energia solar”.

Assim como aconteceu no projeto do biodigestor, houve a capacitação de moradores para a instalação do sistema solar. As empresas Ecori Solar e Almax Energia doaram equipamentos. Para Hans, o Vale Encantado é um lugar que vive se reinventando em busca de novas soluções e por isso merece todo o apoio. “Espero que a partir do Vale Encantado, a gente consiga levar mais energia solar para outros lugares”, disse.

Utilizar a luz do sol para gerar eletricidade traz inúmeros benefícios, ainda que o valor para a compra de painéis seja alto. A principal vantagem para a comunidade é a diminuição da conta de luz. Com as placas fotovoltaicas, o custo da conta de energia pode diminuir em até 95%, sendo necessário pagar apenas a taxa mínima para a concessionária. O grande ganho para a sociedade é a preservação do meio ambiente através da não emissão de poluentes na atmosfera advindas da produção de energia e a consequente diminuição das mudanças climáticas. 

Os painéis solares foram instalados no telhado da sede da Cooperativa Vale Encantado. Foto: Douglas Dobby

O Vale Encantado Sustentável

Os lançamentos do biossistema de esgoto e dos painéis solares representam mais uma conquista do Vale Encantado e de todas as favelas participantes da Rede Favela Sustentável, que, a cada dia, vêm se consolidando como protagonistas do desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro. No Vale e em outras comunidades, são anos de luta dos moradores em prol do auto-sustento e da sustentabilidade. 

A multiplicidade de projetos com impacto social, econômico e ambiental demonstra o desejo da comunidade do Vale Encantado em se tornar referência. Além das iniciativas citadas anteriormente, outras foram desenvolvidas pelos moradores ao longo do tempo, em parceria com instituições e profissionais. Mas, ao mesmo tempo em que a comunidade dá passos largos em direção ao desenvolvimento sustentável, o risco de remoção, há muitos anos, assombra a vida de quem ali reside. As famílias centenárias são acusadas de estarem ocupando a área irregularmente e de causarem danos ambientais. Para Otávio, essas acusações são inconsistentes porque quem preserva a floresta são os próprios moradores.

“A gente espera que com todos esses trabalhos sendo desenvolvidos, [os governantes] possam ter outro olhar e não pragmatizar a comunidade como degradadora ambiental. Ao contrário: se pegar fotos de 1985, 1990 e 2005, você vai ver a evolução da floresta.” — Otávio Alves Barros

*O lançamento inicialmente agendado para 30 de abril, foi adiado para 04 de junho para dar um mês a mais para o período de adaptação natural das bactérias que fazem o tratamento do esgoto dentro do biossistema, para fazer parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente da Rede Favela Sustentável em solidariedade à Conferência Popular pelo Direito à Cidade e para poder receber mais representantes da imprensa.

CONTATO PARA IMPRENSA

Clique aqui para participar da coletiva de imprensa e lançamento

WhatsApp +55-21-991976444

Internacional/inglês: press@catcomm.org +301-637-7360

Versão do release em PDF

*A Rede Favela Sustentável e o RioOnWatch são iniciativas da organização sem fins lucrativos, Comunidades Catalisadoras (ComCat).


Apoie nossos esforços para fornecer apoio estratégico às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.