Favelas nas Notícias: Resumo de Novembro 2015

Click Here for English

Neste ano o Mês da Consciência Negra foi um momento crítico para a comunidade negra brasileira, com protestos contra o racismo estrutural em curso, bem como as celebrações da herança afro-brasileira. Novembro também foi um mês emocionante para as mulheres, dado que questões fundamentais estão finalmente recebendo a atenção merecida. Para ajudar nossos leitores a assimilar as principais notícias e temas do mês passado, resumimos as matérias que nós publicamos aqui, no RioOnWatch, juntamente com algumas outras leituras imperdíveis na mídia. Veja todos os nossos resumos mensais aqui.

Novembro é o Mês da Consciência Negra, uma ocasião anual para comemorar a herança afro-brasileira e a resistência à opressão. Publicamos uma matéria com um mapa interativo que usa a técnica time-lapse para documentar o comércio de escravos de 1545 a 1860, destacando a escala sem precedentes do envolvimento do Brasil. Um evento no Studio-X discutiu a cultura de quilombos atuais e os esforços em curso para desenvolver o Circuito da Herança Africana no Porto do Rio de Janeiro. Um dos legados da escravidão brasileira é a forte segregação e o aumento das tensões raciais no Rio de Janeiro hoje, capturado recentemente em novos mapas da distribuição racial na cidade.

Ativistas em um evento do Comitê Popular argumentaram que as áreas onde moram mais pobres e negros na cidade estão sofrendo desproporcionalmente com a militarização da cidade neste período que antecede os Jogos Olímpicos. O The New York Times publicou um vídeo excepcionalmente produzido sobre as consequências comoventes da luta violenta nas favelas do Rio, concentrando-se sobre o caso de Eduardo, de 10 anos de idade, morto pela polícia no Alemão, em abril. Primeiros os investigadores concluíram que a polícia agiu em ‘legítima defesa‘, mas, em seguida, o Gabinete do Ministério Público Estadual tomou a decisão–que é potencialmente um marco–de processar o policial.

As mulheres negras, em particular, têm estado na vanguarda das conversas deste mês, em grande parte devido à poderosa Marcha das Mulheres Negras com 10.000 participantes que ocorreu em Brasília, no dia 18 de novembro, tendo como contexto os dados recém-publicados sobre a violência contra as mulheres no Brasil. Em homenagem ao Mês da Consciência Negra o Museu Afro Brasil em São Paulo homenageou a autora Carolina de Jesus, a única escritora de favela do Brasil a ter um livro publicado em inglês durante os anos 60. Novembro também viu protestos contra as restrições ao aborto e campanhas nas mídias sociais contra o assédio, tornando o mês um momento estimulante para a equidade de gênero.

Enquanto isso, a pressão continua crescendo na Vila Autódromo que fica ao lado do parque olímpico, onde este mês a prefeitura destruiu a mesa de ping pong construída pela comunidade. Temendo que o ataque, aos já limitados espaços públicos, façam parte da estratégia da prefeitura para intimidá-los ainda mais, os moradores e aliados organizaram um dia de ação colectiva, bem como a ocupação cultural de um dia inteiro, para revitalizar o parque infantil e a comunidade em geral.

Outras iniciativas comunitárias empolgantes deste mês incluíram duas que podem ser apoiadas diretamente: uma campanha de captação colaborativa do Museu de Favela para realizar uma turnê pelo Brasil da sua exposição ‘Mulheres Guerreiras’, e oito organizações no Complexo do Alemão, que se uniram com um poderoso pacote de serviços de apoio à comunidade, para fazerem uma captação colaborativa e aumentar a visibilidade para os seus trabalhos. Várias comunidades organizaram eventos em torno da sustentabilidade ambiental durante a primeira Semana Lixo Zero do Rio, que ocorreu pouco antes de uma discussão sobre os problemas enfrentados por moradores de áreas próximas à poluída Baía de Guanabara.

Finalmente, novembro também marcou o 118º aniversário da Providência, a favela mais antiga do Rio, e os moradores comemoraram a cultura da Providência, bem como a cultura das favelas de forma mais ampla. A vibração da vida diária nas favelas do Rio é o assunto de fotos impressionantes do Imagens do Povo em um arquivo de um coletivo de fotógrafos documentaristas.

Aguarde o nosso próximo resumo de matérias de dezembro com o encerramento de 2015 e as reflexões sobre o ano. Você pode se inscrever aqui para receber diretamente no seu email o Favela Digest a cada mês.