Na Comunidade do Morro do Fogueteiro, Santa Teresa, os moradores que perderam suas casas com as chuvas ainda continuam sem o amparo da Prefeitura. Um mês e uma semana após o terrível desastre das chuvas que assolaram o Rio de Janeiro, ainda há moradores que estão com suas vidas desordenadas e morando dentro da creche da comunidade, na quadra de esportes ou em garagens e casas de vizinhos.
No sábado dia 08 deste mês, a comunidade recebeu a visita do Secretário de Assistência Social (Fernando Willian), Secretário de Habitação (Pierre), Engenheiro chefe da GEO RIO (Ernesto) e o Subprefeito da região Centro (Thiago Barcellos). A
reunião foi em clima amigável e aparentemente de soluções porém, não foi o que aconteceu. Somente ontem que nove moradores da comunidade tiveram seu cheque liberado e assim mesmo não são os cheques das pessoas desabrigas e sim os cheques das pessoas que eles querem reassentar, mas não perderam suas casas e nem mesmo estão em situação de risco iminente!
Há uma política de reassentamento de mais da metade da comunidade, mas nem todos querem deixar suas casas. Estamos falando de pessoas que construiram seu lar, seu sonho e que vivem uma vida inteira dentro da comunidade junto aos seus parentes e amigos. Mexer com a vida das pessoas desta forma, com a pressa e descaso que eles estão tendo, é muito complicado! Precisamos amparar e dar um rumo às famílias que perderam suas casas no desabamento, retirar as que estão em risco iminente e fazer obras de contenção de encostas para as que ainda podem permanecer em seus imóveis!
Seja o primeiro a comentar