Olhar para o Passado É Tecnologia Ancestral: Como a Memória Fortalece o Futuro de Mulheres Pretas? [PODCAST]

Arte original por Natalia de Souza Flores
Arte original por Natalia de Souza Flores

Click Here for English

Esta matéria faz parte da série do projeto antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que trouxe conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021: Enraizando o Antirracismo nas Favelas.

Ouça o podcast desta matéria no SoundCloudSpotify, YouTube e outros.

Em alguns casos, é olhando para trás que se avança.

Sankofa, adinkra Akan

À primeira vista, pode parecer raro entender ancestralidade como tecnologia, mas essa sempre foi a realidade do povo preto. Desde antes do sequestro em África, da escravização e da diáspora, conhecimento, história e ciência são produzidos, vivenciados e ensinados em comunidade. Família preta ensina, através do passado, a instrumentalizar o presente, garantindo que haja um futuro. Família preta é sankofa. Sankofa é um adinkra africano, ou seja, faz parte de um conjunto de símbolos ideográficos dos povos Akan, usados na arquitetura, nas roupas e nos objetos, representando conceitos ou aforismos. Sankofa é um posicionamento estratégico e filosófico para que nós não percamos nossas raízes. É representado por um pássaro africano que voa para frente, tendo ao mesmo tempo a cabeça voltada para trás e carregando no seu bico um ovo: o futuro. Segundo a filosofia Akan, podemos ler esse adinkra como o retorno ao passado, para ressignificar o presente. Uma verdadeira tecnologia ancestral do povo negro.

Nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás.Adinkras são impressos em tecido através de carimbos tradicionais feitos de madeira. Foto de Afreaka

Todos os valores e modos de produzir a vida que os nossos ancestrais nos deixaram como legado, desde a escrita, a oralidade e os rituais, até o manuseio das ervas e os processos de cura, são considerados tecnologia ancestral, métodos de vida e de subsistência. Relembrando as tecnologias que recebi de minha avó sobre a gestão do tempo e sobre saúde física e mental, no podcast, Olhar para o Passado É Tecnologia Ancestral: Como a Memória Fortalece o Futuro de Mulheres Pretas?, entrevisto Ludmyla Oliveira, cria da Zona Oeste, educadora financeira e ativista, fundadora do Crioula Criativa, que se reinventou como empreendedora e hoje trabalha disseminando o conceito de bordado ancestral, para fortalecer o futuro de outras mulheres pretas.

De uso popular reservado para eventos tradicionais, mulheres e homens se vestem elegantemente enrolados em seus belos tecidos cheios de significado e ensinamentos. Foto de Afreaka“Saberes ancestrais não são somente escrituras. Nós como população afro diaspórica, na verdade, não ficamos muito com as escrituras, mas o que a gente consegue trabalhar de forma comunitária é o que a gente recebe das nossas mães e das nossas avós. É construir uma sociedade com valores que a gente acredita, com valores que são possíveis e com valores que são inegociáveis para que a gente possa construir um futuro melhor não só para nós, mas para toda uma comunidade.” — Ludmyla Oliveira

Sobre a autora: Gabriela Anastacia é jornalista, mãe e empreendedora, não necessariamente nessa ordem.

Sobre a artista: Natalia de Souza Flores é cria da Zona Norte e integrante das Brabas Crew. Formada em Design Gráfico pela Unigranrio em 2017, trabalha como designer desde 2015. Lançou a revista em quadrinhos coletiva ‘Tá no Gibi’, em 2017 na Bienal do Livro. Sua temática principal é afro usando elementos cyberpunk, wica e indígena.

Esta matéria faz parte da série de matérias do projeto antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que trouxe conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021: Enraizando o Antirracismo nas Favelas.

Compartilhe com a gente a sua opinião sobre essa matéria clicando aqui.


Apoie nossos esforços para fornecer apoio estratégico às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.