Mutirão de Plantio e Revitalização da Horta Atitude Sustentável, no Salgueiro, Engaja Mobilizadores da Rede Favela Sustentável [VÍDEO]

Click Here for English

Em 22 de janeiro de 2023, durante todo o domingo, na horta comunitária da Biblioteca Jurema Gomes Batista, no Morro do Salgueiro, a Rede Favela Sustentável (RFS)* realizou sua primeira atividade presencial do ano: um mutirão de plantio.

O mutirão contou com a presença de 32 pessoas, sendo destes 22 mobilizadores comunitários integrantes da RFS, de diversas favelas do Grande Rio representando organizações como o Movimento de Mulheres Maria Pimentel Marinho (MMMPM), Núcleo de Educação Popular e Economia Solidária de Mesquita (NESPES), Teto Verde Favela, Planta na Rua, Conjunto Esperança, Associação de Moradores do Salgueiro, Projeto Ricardo Barriga, Alfazendo, Rosa Reviver, Teia dos Povos, ONG Ser Alzira de Aleluia, Embrapa Solos e Conexão Penetra

Membros da Rede Favela Sustentável se reúnem em um momento de descanso. Foto: Alexandre Cerqueira
Integrantes da Rede Favela Sustentável se reúnem em um momento de descanso. Foto: Alexandre Cerqueira

O resultado do mutirão foi a criação de dois novos canteiros de plantas alimentícias, o reforço das delimitações do entorno da Horta Comunitária Atitude Sustentável, como foi batizada pelos moradores, a retirada de resíduos sólidos descartados próximos à horta e o plantio de plantas ornamentais ao redor do espaço. As ações foram direcionadas por Denise Santos, mobilizadora comunitária que atua na educação ambiental e popular das crianças do morro. A horta, como um espaço anexo à Biblioteca Jurema Gomes Batista, vai possibilitar o maior envolvimento das crianças que participam do clube de leitura, realizam reforço escolar e aprendem sobre a história do território, além de fornecer gratuitamente alimentos saudáveis e de qualidade para a comunidade.

“A função da horta é servir a comunidade. Tudo o que for produzido na horta será doado para a comunidade e para as famílias que estão em risco alimentar, que não têm uma alimentação saudável no dia a dia [e] precisam de alimento natural, sem agrotóxico.” Denise Santos

Parte da equipe posiciona uma das diversas mudas plantadas no canteiro externo da horta. Foto: Alexandre Cerqueira
Parte da equipe posiciona uma das diversas mudas plantadas no canteiro externo da horta. Foto: Alexandre Cerqueira

A acolhida no início do dia, com um café de boas-vindas, foi realizada por outra mobilizadora comunitária que atua na biblioteca, a educadora Anna Paula dos Santos, que também é cria do Salgueiro. Ao longo do dia, o solo da horta foi descompactado, enriquecido com matéria orgânica em decomposição e depois coberto com folhas e materiais de poda, para proteção e retenção da umidade na terra que iria receber as sementes e mudas. Foram criados dois novos canteiros na horta, além de serem revitalizados os dois que já existiam. 

Trabalho de descompactação do terreno da horta comunitária. Foto: Alexandre Cerqueira
Trabalho de descompactação do terreno da horta comunitária. Foto: Alexandre Cerqueira

Nestes canteiros foram priorizadas espécies alimentícias, que futuramente poderão servir de alimento a ser distribuído no morro, como abóbora, milho, feijão, boldo e bucha, além de contribuir para a saúde do solo. No entorno da horta, foi feito o plantio de mudas de espécies ornamentais, como Espada de São Jorge, comigo-ninguém-pode e mãe-de-milhares, visando também a beleza do local para sensibilizar o alto número de moradores que passa ali todos os dias.

O compartilhamento de sementes foi essencial para a diversidade do plantio realizado. Foto: Alexandre Cerqueira
O compartilhamento de sementes foi essencial para a diversidade do plantio realizado. Foto: Alexandre Cerqueira

Diversas árvores e arbustos foram podados, para aumentar a entrada de luz e estimular o crescimento de novas plantas no local. Todo o material da poda foi aproveitado, entre troncos, galhos, gravetos e folhas, sendo utilizados para a construção dos novos canteiros e na cobertura do solo.

Um participante do mutirão sobe em uma das árvores para realizar a sua poda. Foto: Alexandre Cerqueira
Um participante do mutirão sobe em uma das árvores para realizar a sua poda. Foto: Alexandre Cerqueira

A pausa para o almoço e o descanso contou com outros grandes parceiros locais, a Padaria Caliel e os cozinheiros Marcelo da Paz e Emerson Menezes, responsáveis por realizar uma culinária ancestral vegetariana e cheia de afeto, com temperos colhidos nos próprios quintais do Morro do Salgueiro. Até o fim do dia, ainda foi realizada uma coleta de resíduos sólidos que estavam descartados no entorno da horta e seus canteiros, totalizando cerca de 20 latões de resíduos para descarte. 

Um morador trabalha na limpeza do canteiro externo da horta comunitária. Foto: Alexandre Cerqueira
Um morador trabalha na limpeza do canteiro externo da horta comunitária. Foto: Alexandre Cerqueira

Além de retirada de entulhos, todo o canteiro lateral, conectado à horta, foi revitalizado e teve diversas mudas e sementes plantadas.

Assista ao Vídeo Aqui.

Não perca o álbum abaixo, ou clique aqui para ver no Flickr:

Mutirão na horta comunitária Jurema Gomes Batista. Salgueiro, 22 de janeiro de 2023
*A Rede Favela Sustentável (RFS) e o RioOnWatch são projetos da Comunidades Catalisadoras (ComCat).


Apoie nossos esforços para fornecer apoio estratégico às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.