Chamada por Jornalistas Comunitários

Oportunidades para contribuição no site internacional RioOnWatch.org

RioOnWatch, projeto da organização Comunidades Catalisadoras (ComCat), está solicitando propostas de matérias, reportagens, vídeos e foto-reportagens de jornalistas comunitários, no Rio de Janeiro, para serem publicadas em português e inglês (traduzidas por nós) no site RioOnWatch. À princípio quatro autores de matérias, vídeos ou foto-reportagens enviadas e selecionadas para publicação, serão remunerados pelo seu trabalho cada mês.

A contribuição dos jornalistas comunitários é fundamental para o diálogo que está acontecendo mundialmente sobre as mudanças e o crescimento do Rio. Com o site RioOnWatch, a ComCat busca estimular, incentivar e valorizar o trabalho dos jornalistas comunitários no Rio, proporcionando uma plataforma internacional para vozes comunitárias.

Saiba mais sobre o projeto do RioOnWatch aqui. Saiba mais sobre a chamada por jornalistas comunitários aqui.

 

Requisitos necessários para a publicação de uma matéria remunerada no RioOnWatch:

  • Preencher o formulário de inscrição aqui.
  • Seguir a linha editorial (veja abaixo). A coerência da pauta com os objetivos do RioOnWatch é fundamental para aprovação da mesma.
  • Enviar 3-5 fotos de boa qualidade ligadas diretamente à matéria, caso seja matéria escrita.
  • Incluir links relevantes sempre que puder dentro da matéria.
  • Enviar os dados de uma conta corrente para o pagamento.

Quatro matérias  inéditas serão seleccionadas por mês para remuneração, mas matérias avulsas e urgentes são sempre bem-vindas através do email row@comcat.org. Conheça os passos e regras completas aqui.

 

Linha Editorial

Como se dará o amadurecimento do Rio de Janeiro? Qual vai ser o destino das favelas da cidade? Como a cidade lida atualmente com essas comunidades? O que podemos prever? O Rio irá aproveitar esta oportunidade única de crescer e consolidar a sua economia sem comprometer o seu património cultural único, e de maneira que reduza a desigualdade? Estes são os temas do RioOnWatch.

Além destes temas, em cada momento propomos um tema-chave. Atualmente o tema-chave é estigma. Solicitamos especialmente matérias que enfrentam, questionam, esclarecem e mobilizem em torno dos estigmas associados à favela. Jornalistas comunitários são convidados a pautar matérias dentro deste e outros temas ligados à linha editorial.

Solicitamos propostas de matérias que abordam estas questões de uma perspetiva comunitária. Procuramos reportagens e relatos que, ao ser divulgados internacionalmente em inglês e português, possibilitem uma repercussão que gere mudanças politícas em prol de um desenvolvimento participativo e sustentável nas favelas cariocas. As decisões editorais serão tomadas considerando esta estratégia.

2 Comentários

  1. Sim, matérias a partir de entrevistas com lideranças e moradores são bem-vindas. Caso você tenha uma pauta para uma matéria, preencha o formulário clicando aqui.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.