Criatividade Virtual

Desde a década de 90, quando se iniciou a era da internet, a maior e mais veloz rede de comunicação e informação do planeta, não faltou criatividade para a criação dos famosos nicknames para as contas de e-mail. Não existem regras, nem faixa etária, nem classe social, nem estereótipo estético para se inventar e personalizar um endereço de e-mail.

Abreviações, diminutivos, hífens, números, apelidos, estrangeirismos, sobrenomes, nomes de lugar, nomes de profissão são alguns exemplos de customização. Pode-se dizer que a elaboração de um nick baseia-se na identificação de uma pessoa somado a alguma outra característica, como  ocupação, localização ou qualquer outro atributo que dê ênfase em quem e como a pessoa é. Na verdade, o e-mail sintetiza e reafirma uma identidade.

Selecionamos alguns casos que comprovam a diversidade de nicks que existem e suas respectivas histórias de criação em um campus universitário no Rio de Janeiro. Juliana Peres, 22 anos, estudante de Geografia na UERJ, no auge das suas apresentações de ballet quando criança, criou seu primeiro e-mail com o nick ‘july_bailarina’. “Eu queria que todos soubessem que eu era bailarina“, conta ela, orgulhosa. Já o futuro engenheiro David Cunha, 23 anos, estudante de engenharia agrícola, assim que foi aprovado no vestibular criou sua conta de e-mail usando o nick ‘engagri2012’. “Tentei criar com meu nome e sobrenome, mas não deu. Aí resolvi tentar acessar minha criatividade limitada e abreviei o nome do meu curso. Juntei tudo e coloquei no final o ano em que vou me formar”, explica ele.  Sara Goulart, 18 anos, estudante de serviço social, escolheu desde criança o curioso nick de ‘balamacia’, que intriga a curiosidade de muita gente quando ela informa seu e-mail. “Eu sempre tive bochechas grandes e fofas. Quando nasci, minha tia dizia que elas pareciam balas macias. Por isso, em homenagem a ela e também pra eu tentar ser um pouco original, eu escolhi esse nick”, relata ela aos risos.

Boladão

Outro exemplo muito comum é o uso dos termos “boladão”, “molequepiranha” e “prostituto” acrescentados aos nicks. Geralmente, a maioria das pessoas que escolhem esses termos são pessoas que apreciam o ritmo de funk, visto que esses mesmos termos acompanham algumas letras desse tipo de estilo musical. Termos como “gata”, “gatinha”, “gatona”, “hta”, “totosa” e “totosinha” também são bastante repetitivos nos e-mails das meninas.

Além disso, vale destacar o uso de estrangeirismos acrescentados ao nick. Observa-se esse tipo, principalmente no meio infantil, que não medem esforços para criar nicks bem peculiares: ‘hello_princess’, ‘ber_spider’, ‘bianca-littlecat’ são algumas das muitas variações encontradas principalmente para o público feminino.

Existem também aqueles que criam contas de e-mails em vários sites diferentes variando com os nomes. Como não existem números de e-mails limitados por pessoa, enquanto houver disponibilidade todos podem ter quantos nicks quiserem.  Geralmente, sempre tem um e-mail que é mais acessado do que os outros. Essa é uma das desvantagens quando se tem muitas contas. Tiago Freitas, 21 anos, possui três e-mails diferentes, mas confessa acessar com frequência apenas um. As pessoas fazem separação  do e-mail de uso pessoal  e do MSN, e às vezes para se cadastrarem em algum programa virtual, também é necessário criar uma conta. Esse foi o caso do Tiago. “Eu precisava de um e-mail para o MSN, outro para receber os arquivos da universidade, e outro para ser o meu oficial. Tento minimizar o máximo possível. Faço meus e-mails só com as iniciais do meu nome e sobrenome”, finalizou ele.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.