Comitê Popular Lança Vídeo em Resposta ao Ataque do Prefeito

"É preciso que a Prefeitura mostra mais transparência e menos propaganda"

Sandra da Vila Autódromo

Click Here for English

Comitê Popular da Copa do Mundo e Olimpíadas acaba de lançar um vídeo respondendo ao comentário do Prefeito Eduardo Paes de que seus dossiês são propensos a “dramatização com exagero” e “fraudulentos”. Os comentários de Paes foram feitos durante uma reunião fechada do OsteRio há duas semanas, ao ser perguntado sobre o futuro da Vila Autódromo e seus moradores. O vídeo apresenta os membros do Comitê explicando o seu trabalho “porque, ao contrário do prefeito, nós não temos nada a esconder”. Eles acabam com cada integrante repetindo a afirmação “Não temos nada a esconder”.

Em 2012, o Comitê Popular começou a publicar dossiês detalhados documentando abusos de direitos humanos no período antecedendo os dois megaeventos do Rio, depois que ficou aparente que informação pública confiável era de difícil acesso. No vídeo, os membros do comitê descrevem os integrantes do grupo como provenientes de todas as facetas da sociedade civil do Rio de Janeiro, incluindo universidades, movimentos sociais, organizações de direitos humanos e, mais importante, as pessoas diretamente afetadas pelas Olimpíadas e Copa do Mundo. Eles afirmam que o seu trabalho envolve um número de pesquisadores e especialistas de renome nacional e internacional num esforço coletivo.

O vídeo do Comitê desqualifica os comentários do prefeito e afirma que “a prefeitura disponibiliza contratos parciais, omite gastos, e esconde e disfarça valores,” e que “é preciso que se fale abertamente sobre gastos…e impactos sociais e ambientais”. Os membros pedem ao público que exigem melhor acesso à informação e “transparência de verdade” para as questões que afetam o interesse público.

“Nós moradores da Vila Autódromo, junto com o Comitê Popular, continuaremos na luta por uma cidade justa, transparente, e verdadeiramente democrática”, diz Maria da Penha da Vila Autódromo.

Leia sobre o dossiê mais recente do Comitê. Acesse ao documento completo aqui.

Assista ao vídeo: