Vila Laboriaux Reaproveita Espaço para Nova Praça da Comunidade [IMAGENS]

Click Here for English  

No dia 16 de julho, mais de 150 moradores e voluntários se reuniram na Vila Laboriaux para comemorar a conclusão de um projeto de quatro semanas para a criação de uma nova praça pública na comunidade. Localizada no pico da Rocinha na borda da Floresta da Tijuca, a Vila Laboriaux é uma comunidade conhecida pelas suas iniciativas ambientais e auto-organizadas. A construção de uma nova praça é apenas mais um exemplo das soluções criativas da comunidade para o reaproveitamento do espaço público.

Em uma série de quatro sábados consecutivos iniciada em 25 de junho, moradores e colaboradores limparam, plantaram, pintaram e construíram bancos e estruturas para o novo espaço. Usando materiais reciclados como tábuas de madeira e pneus velhos, os participantes construíram bancos, mesas e plataformas. Pneus velhos foram utilizados para melhorar a horta urbana existente e serviram de canteiros de flores e escadas. Os participantes anexaram pneus a um muro baixo para serem usados como uma estrutura de escalada para as crianças. Geladeiras antigas doadas foram pintadas e serão usadas como biblioteca pública.

axaixinhaqueuqueremosB-36

Os eventos semanais no Facebook declaram a missão do projeto: “O nosso desafio: iniciar a transformação do espaço caixinha através de uma construção coletiva da praça em 4 sábados!”. Apesar da ideia inicial ter sido uma ação com tempo limitado, os organizadores pensam em dar continuidade em iniciativas como essa.

O evento do sábado passado focou na pintura da área e na celebração das conquistas da ação coletiva. Com a ajuda do artista local Wark e seus amigos, as paredes vizinhas foram cobertas com a arte do grafite e cores brilhantes.

axaixinhaqueuqueremosB-32

Em cada um dos dias de trabalho, os moradores organizaram vendas de roupas usadas, outro meio de contribuir para um ciclo de reciclagem responsável. Churrasco e música acompanharam estas tardes festivas e produtivas.

O evento foi organizado em colaboração entre a Associação de Moradores da Vila Laborioux  Favela Verde, Caminhos do Lagarto, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI), Atados Rio, e foi patrocinado pela Airbnb.

DSC_0931-re

O local da atual praça era originalmente ocupado por moradias classificadas como sendo em área de risco. Depois do espaço ter sido limpo e as casas removidas, o terreno foi um espaço de uso público para projetos comunitários como o CineClub onde os moradores organizavam sessões de cinema a céu aberto nas noites de domingo com temáticas ambientais. O CineClub e o jardim marcaram o início dessa ação comunitária para criação de uma praça integrada e multi-uso com cinema ao ar livre, horta urbana, parque infantil, biblioteca pública e espaço público para eventos.

DSC_0285-re

“A ideia é ganhar um espaço público em um lugar incrível no Rio, em geral. Existem poucos espaços como este aqui. A ideia é fazer uma horta, uma praça para os meninos e para todo mundo ter um espaço para aproveitar”, disse Toni Ferrari, um mobilizador do Favela Verde.

A praça é apenas mais um exemplo das iniciativas bem-sucedidas nascidas de dentro da Vila Laboriaux, onde moradores se organizam para melhorar o seu ambiente. A comunidade concluiu projetos de ação coletiva semelhantes no ano passado, transformando outro espaço pouco utilizado em um jardim comestível, que hoje serve como recurso para educação ambiental na escola local. Além disso, o ecoturismo comunitário é outro projeto que tem tido progressos recentes na comunidade.

Muitas pessoas estão esperançosas em relação ao novo espaço público e ao que ele poderá oferecer para a comunidade. “Eu gostaria de ver as pessoas mais felizes e mais interessadas. Esse projeto nada mais é que um incentivo, uma esperança de que a vida pode ser melhor”, diz Rafaela Lemes,  moradora do Laboriaux.

Confira nossas fotos do evento (clique aqui para o álbum no Flickr):