O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está na Rocinha para solucionar problemas de infra-estrutura, urbanismo e social. Porém, como toda região que sempre sofreu com preconceitos e descaso político, a Rocinha não acreditava no impacto que o PAC causaria
e apesar das obras já em andamento, os moradores ainda não satisfeitos, tentavam ignorar as transformações que a comunidade vinha sofrendo. Mas isso até agora.
Hoje o PAC já inaugurou o Complexo Esportivo da Rocinha, colocando mais de 2 mil crianças para as praticas esportivas. O novo estabelecimento causou algo nos moradores que antes demonstravam desconfiança, agora estão acreditando que realmente está acontecendo algo que a Rocinha nunca teve. Os moradores tiveram a devida atenção.
Em outras obras, foi necessário realizar remanejamentos, demolindo casas e transferindo famílias para outras residências por meio de indenização ou venda de imóvel, e assim os canteiros de obras se tornou um verdadeiro lixão. Moradores aproveitavam os locais sem supervisão e faziam ali, novos pontos de lixo. Mesmo a Associação de Moradores acionada, não foi possível fazer um controle, pois as regiões necessitavam de apoio reforçado devido a extensão do local.
O problema foi solucionado. Como? Os próprios moradores e suas mobilizações, até mesmo improvisados, e assim colaborando para o andamento das obras. Já houve reuniões com os moradores buscando soluções para que, de alguma forma, todos pudessem ajudar e assim dar continuidade no trabalho do PAC que está atrasado.
O lixo sempre foi um sério problema na Rocinha. Transtornos no transito para a coleta, casos de doenças como tuberculose, dengue e enchentes são realidades dentro da comunidade por conta dos resíduos sólidos a céu aberto.
As obras continuam a todo vapor e, pelo visto, os moradores também.
Seja o primeiro a comentar