Série de Eventos ‘Favelas em Foto’ Chega ao Santa Marta [IMAGENS]

Click Here for English

O quarto encontro do Favelas em Foto aconteceu no dia 19 de maio, no Santa Marta, organizado pelo coletivo de fotografia Favela em Foco em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. O evento reuniu moradores do Santa Marta e fotógrafos para discutirem o processo de fotografia criativa e o papel da fotografia na memória e história da favela. O evento, que tinha como objetivo “ouvir a opinião dos moradores do Santa Marta sobre as fotos produzidas no local”, foi um debate aberto entre profissionais e leigos interessados em imagens.

Essa edição do Favelas em Foto aconteceu no Ponto de Cultura Aos Pés do Santa Marta, um centro cultural e artístico coordenado por Robespierre Avila. O fotógrafo Antoine Horenbeek capturou algumas cenas para o RioOnWatch.

O grupo

Todos os participantes ao redor das mesas se apresentaram e contaram sua relação com a fotografia.

Erika Tambke, fotógrafa e coorganizadora do Favelas em Foto (junto com o fotógrafo Luiz Baltar), explicou o objetivo do evento. Erika também ofereceu uma oficina de fotografia para moradores do Santa Marta de 21 a 25 de maio.

As fotos

Várias fotos que representam momentos especiais na história da favela–tiradas por fotógrafos do Santa Marta ou de outros lugares–foram distribuídas em uma mesa. O intuito era escolher fotos para iniciar a discussão e suscitar a memória dos participantes.

Uma fotografia tirada pela fotógrafa Ana Campbell:

O debate

Os participantes–sejam eles fotógrafos, professores, guias turísticos, psicólogos ou outros e sejam eles moradores do Santa Marta ou não–se envolveram no jogo. As fotos selecionadas abriram debates emotivos sobre as dificuldades de ser fotógrafo, sobre momentos felizes e intensos na história do Santa Marta, sobre fotojornalismo, sobre turismo nas favelas, entre outros tópicos. Em alguns momentos a conversa despertou fortes emoções nos presentes.

Após os eventos na Providência, Vila Kennedy e Manguinhos, o último evento do Favelas em Foto acontecerá em junho e irá reunir todos os temas discutidos e relembrados em cada comunidade para estimular uma reflexão geral sobre o papel da fotografia nas favelas do Rio.

Siga Favelas em Foto no Facebook.