Estrada da Gávea s/n: Os Obstáculos Diários na Principal Rua da Rocinha

Click Here for English

O relógio marca 18 horas e o que se ouve de longe e de perto são várias buzinas e o que se vê é um congestionamento intenso de carros, motos, caminhões, ônibus, vans, pedestres, cachorros e algumas sacolas de lixo. Tudo isso na Estrada da Gávea, a principal rua da Rocinha.

Além da disputa por um espaço, que vai de quem atravessa entre um veículo e outro até o motorista de ônibus que passa “tirando um fino” de carros estacionados na rua, a falta de sinalização também é preocupante, pois com a carência do serviço os engarrafamentos formam-se com mais facilidade e os pedestres têm dificuldades para transitar.

Conhecida por ter uma alta movimentação, sobretudo em horários de pico, a Estrada da Gávea é uma via conturbada para circulação por possuir problemas como a ausência de espaço suficiente para comportar um alto fluxo de pessoas e veículos, a falta de sinalização e muitos buracos.

Para a moradora Letícia Afonso, de 21 anos, locomover-se pela área não é uma tarefa fácil. “Minha maior dificuldade é andar em alguns locais da rua, pois tem lugares sem calçada, além de algumas partes estarem sujas por conta do esgoto ou pelo lixo que invade os espaços”, afirmou a jovem, que também dirige e fez ressalvas. “Dirigir enquanto tem muitas motos a sua volta, prestar atenção nos pedestres que andam pela rua, algumas vezes por não haver calçada, é bem complicado. Poderia ter controladores de trânsito em horários de pico, já que algumas ruas viram mão inglesa quando há veículos de grande porte. Isso ajudaria tanto para as pessoas poderem atravessar quanto na melhoria do trânsito. Acredito também que a população da Rocinha poderia colaborar com um pouco mais de consciência e educação”, acrescentou Letícia.

Além de diversos problemas como o acúmulo do lixo a céu aberto, a falta de pequenas lixeiras ao longo da via, calçadas irregulares e trechos sem calçada, outro problema recorrente para quem passa na Estrada são os inúmeros buracos, que interferem no andamento do tráfego e representam perigo para os carros e para os pedestres que a atravessam.

As mesmas dificuldades foram relatadas por Marco Antônio, 33, conhecido como Marquinho, que trabalha como mototaxista há 10 anos. “A manutenção da rua é precária, têm as obras, mas não duram muito tempo e logo voltam os buracos. Minha moto já quebrou diversas vezes por causa disso. Como o espaço é pequeno, ajudaria bastante se os ônibus que circulam pela comunidade fossem menores e também a presença de mais agentes de trânsito nesses horários agitados. Tudo isso facilitaria para todo mundo”, disse Marquinho.

Em entrevista cedida no dia 22 de maio para o FavelaDaRocinha.com, o administrador da XXVII Região Administrativa da Rocinha, Marco Antônio de Oliveira, disse que a solicitação para a manutenção do asfalto está prevista para os próximos dias. “A Rocinha possui uma demanda muito grande e entendo que há reclamações, mas existem outras localidades para serem atendidas além da Rocinha, por isso há um atraso. O serviço para o asfalto já foi solicitado e durante a semana as obras serão iniciadas. Assim como a sinalização também já foi pedida”, afirmou Marco. No entanto, até o fechamento desta matéria, não conseguimos retorno sobre a nova data de início das obras na via.

O administrador complementou que outros serviços estão sendo realizados na Rocinha. “Está sendo feito um trabalho de remoção de lixo nas localidades da Macega e Roupa Suja, restabelecimento de energia e contenções de encosta na Dioneia e Cachopa. Tudo em prol de melhorias para a comunidade”, ressaltou Marco.

A Estrada da Gávea, onde quase todos os tipos de veículos passam diariamente, mesmo com os congestionamentos, pessoas circulando, algumas mesas de bar e animais, resiste. A população aguarda as melhorias e serviços não somente para sua via principal, mas para toda a Rocinha que, apesar de tudo, tem seu charme.

Matéria escrita por Amanda Pinheiro e produzida por parceria entre RioOnWatch e FavelaDaRocinha.com. Amanda é mulher negra, cria da Rocinha, estudante de Jornalismo e apaixonada por música, arte, esporte e cultura. FavelaDaRocinha.com é um site informativo de notícias sobre a Rocinha e tudo que a envolve, com o objetivo de informar, capacitar e desenvolver ações sociais na comunidade. Siga o FavelaDaRocinha.com no Facebook aqui.