D’Versos Videocast: Arte de Rua, uma Cultura Antirracista [VÍDEO]

Click Here for English

Este videocast faz parte da série antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que traz conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021—Enraizando o Antirracismo nas Favelas: Desconstruindo Narrativas Sociais sobre Racismo no Rio de Janeiro.

É fundamental promover o debate sobre o racismo com produtores culturais que se utilizam das ruas como palcos de suas manifestações artísticas e culturais de forma aglutinadora. O D’Versos Videocast é uma pequena amostra de como, através da poesia, da arte de rua e das rodas culturais, podemos resgatar valores antirracistas nesses espaços periféricos e, consequentemente, persuadir o público majoritariamente jovem e negro a uma reflexão mais ampla e profunda sobre seus territórios, raça e sociedade.

A ideia é trazer convidados que conversem sobre temas ligados à arte como sobrevivência, atravessados pelo racismo estrutural, principalmente pelo movimento que usa o espaço público como ambiente de trabalho e resistência cultural. São grupos que se reinventam por meio da organização coletiva independente, que torna tudo ainda mais orgânico, sobretudo no contexto urbano.

Nesse videocast, reunimos os MCs, poetas e agitadores culturais Rico Neurótico e Jump Freestyle, conhecidos principalmente pelos versos improvisados nas batalhas de rimas e letras cheias de mensagens nas músicas e poesias que compartilham com seus seguidores. Rico Neurótico é co-fundador do C.C.R.P. – Circuito Carioca de Ritmo e Poesia e apresentador da Roda Cultural de Olaria e Jump Freestyle é cantor, poeta, militante e também parte da assessoria Containert. Além de tudo isso, ambos são produtores que narram seu dia a dia e de outros que enfrentam o racismo para garantirem seus direitos à liberdade de expressão e ao lazer nos subúrbios e favelas do Rio de Janeiro.

Assista o Minidoc por David Amen Acima ou Aqui.

Sobre o diretor e roteirista: David Amen é cria do Complexo do Alemão, co-fundador e produtor de comunicação do Instituto Raízes em Movimento, jornalista, grafiteiro e ilustrador.

Esta matéria faz parte da série antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que traz conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021—Enraizando o Antirracismo nas Favelas: Desconstruindo Narrativas Sociais sobre Racismo no Rio de Janeiro.

Compartilhe com a gente a sua opinião sobre essa matéria clicando aqui.


Apoie nossos esforços para fornecer assistência estratégica às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.