Veja Como Foi o Lançamento no Vale Encantado do Biossistema para Tratamento de Esgoto e Sistema de Energia Solar [VÍDEO]

Click Here for English

Este vídeo mostra como foi o dia do lançamento do biossistema de tratamento de esgoto e sistema de energia solar na pequena comunidade do Vale Encantado, no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro. O evento reuniu 80 pessoas, entre moradores do Vale, mobilizadores de outras comunidades da Rede Favela Sustentável*, autoridades públicas e jornalistas.

Sistema de esgotoHá um mês, no dia 4 de junho foram inaugurados um sistema de saneamento ecológico e um sistema de energia solar no Vale Encantado. O evento teve início com um tour pelo biossistema. Os participantes puderam conhecer a rede de coleta montada para atender todas as 27 casas, que conecta o esgoto das residências a um biodigestor. No biodigestor o material é decomposto gerando biogás, e o líquido remanescente passa por um sistema de filtragem formado por raízes de plantas. 

Após conhecer o funcionamento do biossistema, a parada seguinte foi a sede da Cooperativa Vale Encantado, que recebeu um sistema de energia solar. Moradores da comunidade foram treinados e participaram da instalação dos painéis solares. O sistema funciona integrado à rede convencional, produz energia limpa que é inserida na rede elétrica gerando economia na conta de luz. 

A Cooperativa Vale Encantado é uma organização que gera emprego e renda para os moradores por meio do turismo sustentável e da gastronomia local. Abundante na região, a jaca é protagonista da culinária produzida no Vale. Coxinha, bobó e jacalhau são algumas das receitas criadas e quem participou do lançamento pode experimentar esses pratos. 

Laboratório de práticas sustentáveis, o Vale é inspiração para outras comunidades. O processo de construção dos sistemas de saneamento e de energia foi registrado no vídeo O Esgoto Mais Limpo do Rio Está na Favela?, exibido durante o evento. O lançamento contou, ainda, com uma coletiva de imprensa, virando notícia em diversos jornais do Brasil e do exterior:

  1. O Dia O esgoto mais limpo do Rio vem de uma favela!
  2. UOL: Ecoa Por Um Mundo Melhor A favela dá a solução
  3. O Globo: Um Só Planeta Favela do Rio desenvolve sistema próprio para tratar esgoto de forma sustentável
  4. Rádio Roquete Pinto Lançamento do biossistema e painel solar no Vale Encantado
  5. CCTV (TV chinesa em chinês) World Environment Day: A sustainable path for Brazil’s favelas
  6. CGTN (TV chinesa em inglês) A favela has the cleanest sewage in Rio de Janeiro
  7. Extra Favela do Rio desenvolve sistema próprio para tratar esgoto de forma sustentável
  8. TVT Comunidade do Rio cria solução sustentável para problema do esgoto
  9. Radio France Internationale Moradores do Alto da Boa Vista Criam Comunidade Sustentável
  10. O Globo: Bom Dia Rio! Moradores do Alto da Boa Vista Criam Comunidade Sustentável
  11. Latin American Bureau Building self-sufficient communities in Rio’s favelas
  12. Folha de São Paulo Favelas criam projetos contra mudanças climáticas
  13. BBC Brasil Como uma pequena favela no Rio de Janeiro construiu sua própria rede de esgoto
  14. Click Petróleo e Gás Favela do Rio de Janeiro implanta sistema próprio para tratamento de esgoto sustentável
  15. Associated Press: How a favela in Rio got its clean water back, for $42,300

O sistema de saneamento ecológico foi construído por meio do trabalho conjunto de várias organizações: Cooperativa do Vale Encantado, Taboa Engenharia, Comunidades Catalisadoras, FAPERJ, Viva con Agua, Instituto Clima e Sociedade, e Instituto Ambiente em Movimento. O sistema solar envolveu a Cooperativa do Vale Encantado, o Solarize Treinamentos, Comunidades Catalisadoras, Instituto Clima e Sociedade, Ecori Solar, e Almax Energia. 

Participantes do lançamento

A Cooperativa Vale Encantado é um dos 120 projetos socioambientais integrantes da Rede Favela Sustentável, que organizou o lançamento do biossistema e dos painéis solares. A Rede é composta por mobilizadores comunitários, aliados técnicos e organizações parceiras de diversas comunidades da Região Metropolitana do Rio. Faça parte!

Assista ao Vídeo do Lançamento Aqui.

Não perca o álbum abaixo, ou clique aqui para ver no Flickr:

*A Rede Favela Sustentável (RFS) e o RioOnWatch são projetos da Comunidades Catalisadoras.


Apoie nossos esforços para fornecer apoio estratégico às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.