100 ATIVIDADES, APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, OFICINAS PARA ADULTOS E CRIANÇAS, RODAS DE CONVERSA, FILMES, EXPOSIÇÕES, ESTANDES, FEIRA, TERAPIAS, EM 6 DIFERENTES ESPAÇOS NA FUNDIÇÃO PROGRESSO.
Neste sábado, 19 de outubro, a Rede Favela Sustentável realiza seu primeiro evento aberto ao público após sete anos de crescente atuação. A primeira edição do Festival Favela Sustentável: Favela no Centro das Soluções será uma grande feira de soluções reunindo mais de 1.300 moradores de 90 favelas do Grande Rio e o público de toda a cidade. O evento contará com mais de 100 atividades, entre intervenções artísticas, oficinas para adultos e crianças, rodas de conversa, filmes, exposições, estandes, feira e terapias. Veja a programação completa e Instagram.
1° Festival Favela Sustentável: FAVELA NO CENTRO DAS SOLUÇÕES
16 de outubro de 2024—Neste sábado, dia 19 de outubro de 2024, acontece o 1º Festival Favela Sustentável – Favela no Centro das Soluções, na Fundição Progresso, das 9-17h, com 100 atividades e totalmente gratuito. O Festival visa ocupar este espaço icônico da produção cultural da cidade, no Centro do Rio de Janeiro, com sabedoria, tecnologias e produções periféricas, geradas nas favelas do Grande Rio, através de mais de 100 coletivos socioambientais e aliados da Rede Favela Sustentável. Todo o público, de todas as idades, é convidado para aprender e trocar juntos, quebrando barreiras históricas e reconhecendo a potência das comunidades fluminenses.
Introdução ao Festival
Desde 2017 a Rede Favela Sustentável vem crescendo, hoje formada por 700 integrantes, mobilizadores comunitários de mais de 300 favelas e aliados técnicos, trabalhando de forma integrada na luta por justiça climática através da realização do potencial das favelas como modelos de comunidades sustentáveis.
São estes coletivos comunitários e aliados que irão realizar, no sábado, o seu 1º Festival Favela Sustentável, na Fundição Progresso, na Lapa, Centro do Rio de Janeiro. Será uma grande feira de soluções e cultura socioambientais, com atividades e diálogos da Rede Favela Sustentável voltadas para o grande público. Desde apresentações culturais, oficinas manuais e rodas de conversa, a exposições, estandes, feira e terapias, a lateral da Fundição Progresso, logo abaixo dos Arcos da Lapa, estará pulsando com soluções e esperança, geradas pelas favelas da cidade.
-
- Apresentações culturais, como: Música Pela Paz, “Eu Nasci na Escravidão” Balé com Coreografia Baseada na História de Zumbi dos Palmares, Sarau Ciranda com Poesias e Danças, Apresentação Cultural e Oficina de Ervas Sagradas, Coral Dançante Interpretativo, Batalha do Grau, Funk e Meio Ambiente, Oficina de Dança e Percussão Afro, e Samba de Roda Filhos de Angola.
- Rodas de conversa sobre: a importância das memórias, empreendedorismo feminino negro, direito à água, energia solar social, tuberculose, banho de floresta, ancestralidade literária, e mais.
- Exposições de: Memória Climática das Favelas, A História dos Rios e da Mata Machado, Memórias do Cerro Corá, Imagens de Memória e Luta, Horta Social para Terceira Idade, entre outras.
- Oficinas manuais para adultos e crianças, entre elas: Intervenção Artística com Resíduos, Teto Verde, Estamparia com Pigmentos da Terra, Receita de Vó na Roda, CriAção Sustentável, Estêncil, Quintais Erveiros e Ervas Medicinais, Saberes e Aromas Sustentáveis, ‘Brinquedos, Invenção e Infância: O que Pode a Imaginação?’, A Importância das Cores na Alimentação Saudável, Forno Solar, Lixo que se Transforma, (vermi)Compostagem, Educação em Solos, e como montar uma pesquisa popular pelo Kobotoolbox.
- Cineclube com debates, contemplando: O Audiovisual a Serviço do Social, Exibição dos Filmes “Histórias de Pescador” e “Baía”, Curtas “Saúde na Perspectiva Antirracista” e “Todo Mundo Pode Brincar”, Oficina com Pesquisadores Crias das Favelas e Periferias, e “Seguramos o Céu Contando Histórias”.
- Stands, feira e oficinas de economia solidária ao longo de todo o dia no Espaço Feirante, com 50 barracas dedicadas à valorizar trocas de informações, produtos e experiências com diversos coletivos populares.
O Festival será uma celebração das iniciativas e vivências de cada um dos onze objetivos temáticos da Rede Favela Sustentável, proporcionando um espaço acolhedor e dinâmico para troca de saberes e fortalecimento de laços entre as comunidades e a cidade como um todo.
Favelas Geram Soluções
Desde seu lançamento em 2017, a Rede Favela Sustentável vem crescendo a cada mês, realizando ações coletivas, nos e entre territórios de favela. Gera uma grande troca de conhecimentos, resgate de memória e pertencimento, construção de infraestrutura e tecnologias ambientais, pesquisa e incidência política. Todas essas ações sempre aconteceram dentro dos territórios, nós por nós, sendo comunicadas através das mídias. O 1º Festival Favela Sustentável – Favela no Centro das Soluções, é a primeira vez que o público terá a oportunidade de estar em contato presencialmente com diversas soluções geradas por favelas e comunidades periféricas, numa grande feira de trocas de experiências e saberes.
O Quê, Quando e Onde?
- 1° Festival Favela Sustentável – Favela no Centro das Soluções
Data: 19 de outubro de 2024 - Horário: 09h às 17h
- Local: Fundição Progresso, Rua dos Arcos, nº 24 – Lapa, Rio de Janeiro/RJ
- Folder da Programação
- Programação no Instagram
Sobre os Coletivos Integrantes
O 1º Festival Favela Sustentável – Favela no Centro das Soluções acontece através das atividades de mais de 100 coletivos socioambientais e aliados representando 90 favelas de todo o Grande Rio.
Veja a lista de favelas, periferias e municípios que farão parte do Festival Favela Sustentável: Acari, Aldeia Rochedo Puri, Anil, Antares, Asa Branca, Babilônia, Bairro Parque Capivari, Bangu, Barros Filho, Benfica, Brasilândia, Caetés, Campo Grande, Campos Elíseos, Cerro Corá, Cesarão, Chapéu-Mangueira, Cidade Alta / Cordovil, Cidade de Deus, Colônia Juliano Moreira, Complexo da Mangueirinha, Complexo da Maré, Complexo da Penha, Complexo da Vila Norma, Complexo do Alemão, Cosmos, Eden, Engenho Novo, Gardenia Azul, Guaxindiba, Horto, Independência, Inhauma, Irajá, Itaipuaçu/Inoã, Jacarezinho, Jacutinga, Jardim Maravilha, Jardim Paraiso, Lins, Madureira, Magarça, Manguinhos, Mata Machado, Mineira, Morro Arroz, Morro do Conceito-Vilar Dos Teles, Morro dos Macacos, Muquiço, Nova Campinas, Paciência, Palmeirinha, Parada São Jorge, Paraíso, Parque Arará, Parque Horácio Cordeiro Franco/Benfica, Parque Marilândia, Pavão-Pavãozinho / Cantagalo, Pavuna, Pedra de Guartiba, Petrópolis, Pingo d’água, Praça Seca, Praia da Rosa, Providência, Queimados, Ramos, Rio das Pedras, Rocinha, Sacramento, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Inês, Santa Marta, Sepetiba, Terra Nostra/Barros Filho, Tijuquinha, Trindade, Vale Encantado, Vargem Grande, Vidigal, Vila Aliança, Vila Autódromo, Vila Cruzeiro, Vila do Pinheiro, Vila Isabel, Vila Kennedy, Vila Parque da Cidade, Vila Santa Luzia, e Vila Vintém.
Sobre a Rede Favela Sustentável
A Rede Favela Sustentável é uma rede formada por 700 integrantes, mobilizadores comunitários de mais de 300 favelas e aliados técnicos. Trabalhamos integrados na luta por justiça climática para realizar o potencial das favelas como comunidades sustentáveis através de 11 eixos (Justiça Climática, Educação Socioambiental, Políticas Públicas Participativas, Cultura e Memória Local, Soberania Alimentar, Saúde Coletiva, Economia Solidária, Direito ao Saneamento, Justiça Energética, Transporte Justo, Moradia Sustentável). Buscamos fomentar qualidades já existentes nas favelas para impulsionar, concretizar e amplificar o seu potencial. A RFS atua na perspectiva de favelas como fontes de soluções, inclusive para a sustentabilidade humana, baseado no conceito de Desenvolvimento Comunitário com Base em Ativos, que tem como foco o desenvolvimento de moradores e o território de acordo com suas potências. Clique para saber mais sobre a rede e o FFS. A organização gestora da Rede Favela Sustentável é a Comunidades Catalisadoras (ComCat), vencedora do prêmio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) em 2022 entre outros, pelo seu trabalho, desde 2000, realizando projetos de suporte estratégico aos mobilizadores de favelas do Grande Rio.
Apoio
O 1º Festival Favela Sustentável: Favela no Centro das Soluções é realizado pela Rede Favela Sustentável com o apoio do re:arc institute e a parceria da Fundição Progresso, Local Futures e CEDAE.
Contato
- WhatsApp: Assuntos gerais: (21) 972.538.748 ou Imprensa: (21) 991.976.444
- Instagram: www.instagram.com/favelasustentavel
- Email: rede@favelasustentavel.org
- International/English: press@catcomm.org | +55-21-991976444
*A Rede Favela Sustentável e o RioOnWatch são ambas iniciativas gerenciadas pela organização sem fins lucrativos, Comunidades Catalisadoras.