Debate Apresenta Candidatos à Presidência do Vidigal Antes da Eleição de Domingo

Click Here for English

Na noite de quinta-feira, 16 de junho, os moradores do Vidigal, na Zona Sul do Rio, reuniram-se na pracinha de entrada da comunidade, para escutar os candidatos a presidente da Associação de Moradores. É a segunda eleição para presidente na comunidade após a chegada da UPP em 2012 e acontece em um momento crítico em que a favela lida com pressões crescentes, causadas pela especulação imobiliária e gentrificação

O debate decorreu em quatro partes: apresentações, perguntas de candidato a candidato, perguntas de morador a candidato e discurso de encerramento.

A eleição para presidente da Associação de Moradores da Vila do Vidigal ocorrerá este domingo, 19 de junho, e está sendo disputada por sete chapas. Os eleitores tiveram sua última oportunidade de ouvir a plataforma de cada chapa no debate final ontem a noite, no dia 17 de junho.

“As pessoas não dão importância ao processo democrático, mas é exatamente nisto que elas devem prestar atenção, devido ao impacto direto que isto gera no cotidiano de todos”, disse André Mauricio Gosi, diretor social e cultural da atual Associação de Moradores.

Todos os candidatos concordaram que os três assuntos mais prementes são a falta de transporte, a necessidade de uma educação melhor e melhorias na Clínica da Família, mas cada um apresentou diferentes abordagens.

rsz_dsc_0981-2

Os candidatos da Chapa 1 são Romilson Vidigal para presidente e Rosângela Reis para vice-presidente. “Não vamos trabalhar sozinhos, não queremos trabalhar sozinhos”, disse Rosângela Reis. Tanto Romilson Vidigal quanto Rosângela Reis manifestaram uma forte aliança com a organização Grupo Novos Desafios.

A Chapa 1 declarou que seu plano para trazer progresso ao Vidigal garantirá que as vozes dos moradores sejam ouvidas e que todas as ideias da comunidade serão agregadas.

Os candidatos da Chapa 2 são Deley Ferreira para presidente e Beto da Igreja para vice-presidente. “A Chapa 2 é a única cujos diretores já fizeram parte da diretoria da Associação de Moradores”, disse Beto da Igreja. Deley Ferreira e Beto da Igreja explicaram que pretendem providenciar atividades extracurriculares para os jovens da comunidade além das que já ocorrem na Vila Olímpica. Eles acreditam que a Clínica da Família deve ser expandida e pretendem atender a demanda dos moradores por creches.

A candidata a presidente da Chapa 3 é Marta Alves, fundadora da TV Comunitária VDG. Ela anunciou que o slogan da sua chapa é “Valorizando Tradições” e tem como foco a arte e a cultura da comunidade através da revitalização de um centro cultural abandonado. Sob a liderança da Chapa 3, a Associação de Moradores “trabalhará sempre junto e com as portas abertas”, disse Marta. A Chapa 3 quer ainda aumentar o número de cursos pré-vestibulares, criar uma feira para adoção de animais na praça principal do Vidigal e formar parcerias com organizações que ofereçam programas de castração para animais.

O candidato da Chapa 4 é Jonas Barcelos, ou JB, que está envolvido com a Associação há anos. “O objetivo de se ter um presidente da Associação de Moradores é ter alguém para gerir a comunidade”, diz Barcelos. “Prometo trabalhar.”

Sebastião Aleluia, o atual vice-presidente da Associação, é o candidato a presidente da Chapa 5 que representa a continuação da Associação atual, com os mesmos diretores com exceção do atual presidente, Marcelo da Silva, que deixa o cargo para estar mais presente para sua família. “Temos de ter a humildade de admitir que não fizemos tudo, mas avançamos bastante. Se não fosse assim, como eu teria coragem de olhar no fundo dos olhos de vocês e concorrer a esta posição?” perguntou Sebastião. Ele têm três objetivos: eletricidade, lixo e planejamento de trânsito.

Neguinho do Gelo, concorrente da Chapa 7 acredita que “trabalho e união” irão trazer mudanças ao Vidigal e quer ver a auto-suficiência econômica da comunidade “sem depender dos serviços públicos”. Neguinho é proprietário de uma fábrica de gelo, restaurantes e hostels dentro da comunidade, e pretende criar mais emprego no Vidigal.

A candidata a presidente concorrendo na Chapa 6, Carlene Gomes, não pôde estar presente no debate de quinta-feira, porém esteve presente no de 17 de junho.

Após o debate, a moradora Juliana Pereira elogiou o evento pela boa organização e disse: “Permitiu que a gente formasse uma ideia do que é importante para cada candidato… Foi bom, pois geralmente a gente só conhece os candidatos das áreas onde moramos”.

A eleição acontecerá no domingo, 19 de junho, entre a 9h e às 17h na Escola Almirante Tamandaré no Vidigal.