3° Grande Encontro da Rede Favela Sustentável, Parte 1: Retrospectiva das Ações da Rede em 2020

Mobilização Comunitária em Meio à Pandemia

3º Grande Encontro Rede Favela Sustentável 2020.

Click Here for English

Esta é a primeira matéria cobrindo os eventos do 3° Grande Encontro Anual da Rede Favela Sustentável, que aconteceu remotamente no dia 7 de novembro de 2020.

A Rede Favela Sustentável (RFS) é um projeto da Comunidades Catalisadoras (ComCat)* desenhado para construir redes de solidariedade, dar visibilidade e desenvolver ações conjuntas que apoiem a expansão de iniciativas comunitárias que fortalecem a sustentabilidade ambiental e a resiliência social em favelas de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto começou em 2012 com a produção do filme Favela como Modelo Sustentável, tendo continuidade em 2017 com o mapeamento de iniciativas de sustentabilidade. Em 2018, o projeto organizou intercâmbios locais, especificamente, entre oito iniciativas mais duradouras e estabelecidas, e em seguida foi realizado o 1° Grande Encontro que lançou a RFS em 10 de novembro de 2018. Em 2019, o projeto realizou uma segunda rodada de intercâmbios—dessa vez abertos a todos os membros da RFS e ao público em geral—em projetos baseados em cinco favelas cariocas. As atividades de 2019 culminaram com o 2º Grande Encontro Anual de toda a Rede Favela Sustentável. Já em 2020, os Grupos de Trabalho seguiram se reunindo—remotamente devido à pandemia do novo coronavírus—realizando atividades variadas como rondas afetivas, aulas públicas, seminários, campanhas de captação, carta-compromisso com candidatos e um debate com os prefeitáveis. Para fechar o ano, a Rede Favela Sustentável realizou seu 3º Grande Encontro Anual, relatado abaixo e nesta série, com o objetivo de se encontrar como um todo, promover o fortalecimento mútuo entre mobilizadores socioambientais, avaliar as atividades da RFS em 2020 e mapear propostas conjuntas para 2021. Esta primeira parte da matéria sobre o 3º Grande Encontro Anual da Rede Favela Sustentável cobre como o engajamento criativo durante a pandemia rendeu troca de conhecimentos e produtos da RFS, resultantes da mobilização remota.

Recordando o Ano de 2020

Ao longo do sábado, 7 de novembro de 2020, a Rede Favela Sustentável realizou seu 3º Grande Encontro Anual reunindo integrantes da rede dinâmica composta por moradores, técnicos, aliados e ativistas, provenientes de quase 50 favelas de todas as zonas da cidade do Rio de Janeiro, bem como de quilombos e bairros periféricos da Região Metropolitana. Também estavam conectados no encontro participantes de outras partes do Brasil (São Paulo e Recife) e do exterior, como dos EUA (Los Angeles, Nova York, e Lowell, MA) e da Europa (Portugal, Inglaterra e Noruega). O encontro aconteceu pelo Zoom das 9-17h, com a presença de 127 pessoas, contando também com 1.232 visualizações dos trechos transmitidos ao vivo pelo Facebook.

O evento procurou formas de enfrentar a dificuldade de executar um encontro de tamanha importância de forma virtual em plena pandemia. Como sentir o mesmo espírito de prática coletiva de outros anos quando, desta vez, todos estavam distantes, mediados por telas?

A primeira atividade do 3º Grande Encontro foi uma hora retrospectiva, lembrando e comemorando todas as ações da RFS ao longo do ano. Apresentada por Theresa Williamson, Diretora Executiva da Comunidades Catalisadoras, que moderou as atividades ao longo do dia, o dia começou com uma retrospectiva em vídeo que focou nas aulas públicas, realizadas por cada Grupo de Trabalho da RFS, incluindo-se o debate propositivo com os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro 2020 e a carta-compromisso para as eleições 2020, assinada por 5 prefeitáveis e 89 candidatos a vereador.

O vídeo, produzido pela cineasta Luiza de Andrade integrante do GT Memória e Cultura da RFS, retrata a riqueza dos temas abordados pela RFS em 2020, que variaram desde energia solar a soberania alimentar, de artesanato a quilombos, de catadores de materiais recicláveis a saneamento ecológico, de mobilização socioambiental a incidência política.

Assista ao vídeo retrospectivo do ano de 2020 preparado especialmente para o Grande Encontro:

Theresa complementou o vídeo com uma apresentação mostrando a história da RFS e outras atividades realizadas pela rede em 2020: reuniões dos GTs, seminários, oficinas, campanhas de captação, e mais:

A artista Natalia Meléndez Fuentes também colaborou com o resumo das atividades da RFS ao longo do ano, preparando uma arte para resumir o todo (recomendamos clicar em cima para visualizar bem):

Retrospetiva das ações da Rede Favela Sustentável apresentada no Grande Encontro. Por Natalia Meléndez Fuentes

Em seguida, usando uma ferramenta virtual e convidando todos a falar no microfone, Theresa perguntou aos participantes, “Qual a importância da Rede Favela Sustentável para você?” As respostas foram aparecendo na tela:

“Quem não tem nada, tem tudo para construir”, foi uma das falas que marcaram os participantes. Foram palavras de Nill Santos, membro do GT Hortas e Reflorestamento e presidente da Associação Mulheres de Atitude com Compromisso Social (AMAC), que declarou: “Fiquei emocionada, a gente que é mobilizador sabe como é difícil atuar numa cidade como o Rio. Minha gratidão a todos vocês empreendedores sociais, que trabalham para criar um mundo melhor para os nossos filhos e netos”.

Assista a introdução ao 3° Grande Encontro Anual da Rede Favela Sustentável Aqui:

Esta é a primeira matéria cobrindo os eventos do 3° Grande Encontro Anual da Rede Favela Sustentável, que aconteceu remotamente no dia 7 de novembro de 2020. 

*A Rede Favela Sustentável (RFS) e o RioOnWatch são projetos da Comunidades Catalisadoras. A RFS tem o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.


Apoie nossos esforços para fornecer assistência estratégica às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.