Termos Territoriais Coletivos e Coworking

Click Here for English

Leia a matéria original por Laura Moss, em inglês, no site da Wrigleys aquiO RioOnWatch traduz matérias do inglês para que brasileiros possam ter acesso e acompanhar temas ou análises cobertos fora do país que nem sempre são cobertos no Brasil. 

Em um mundo pós-Covid, os Termos Territoriais Coletivos (TTCs) poderiam assumir um papel vanguarda se oferecessem espaços de coworking, isto é, de escritórios compartilhados.

O trabalho de home office traz benefícios significativos. Recuperar aquele tempo anteriormente gasto no deslocamento traz maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e ajuda a evitar o excesso de emissões de gás carbônico. Com o trabalho remoto as empresas também economizam, reduzindo assim, a necessidade de grandes escritórios nos centros urbanos.

Portanto, é necessário encontrar um meio-termo entre o trabalho a partir de casa e o trabalho dentro da empresa em tempo integral. Essa lacuna poderia ser preenchida pelos escritórios flexíveis com serviços, compartilhados entre empresas, e perto das pessoas que vivem em áreas mais afastadas, cidades pequenas, e vilas.

Tais espaços de coworking poderiam ser montados em lojas vazias, escritórios ou até em bares. Proporcionariam ainda um compromisso para os que moram a certa distância do local de trabalho e que não querem ter de viajar até o centro da cidade para trabalhar, mas que também preferem não trabalhar de casa.

Os Termos Territoriais Coletivos Poderiam Ajudar?

A criação de espaços compartilhados (coworking) seria uma agregação natural aos Termos Territoriais Coletivos. A definição legal de um TTC determina que ele deve não apenas ser dono da terra, mas também gerenciar o território e outros ativos que irão atender aos interesses sociais, econômicos e ambientais da comunidade local. Os espaços de coworking poderiam potencialmente trazer os seguintes benefícios:

  1. Socialmente, a criação de um local da comunidade onde as pessoas podem trabalhar em conjunto. A união de diferentes negócios e setores em um mesmo local poderia levar a uma explosão de criatividade e novas ideias.
  2. Economicamente, os espaços de coworking poderiam trazer aos TTCs valiosos fluxos de renda. Ao mesmo tempo, o TTC poderia reaproveitar escritórios desocupados e espaços abandonados por outras empresas, contribuindo assim, para a restauração do lugar. Poderia, além disso, acrescentar espaços de trabalho para pequenas empresas, ajudando a gerar novos empregos e oportunidades de aprendizado para os moradores.
  3. Ambientalmente, o Termo Territorial Coletivo ajudaria a retirar a necessidade de pessoas cobrirem grandes distâncias para chegar ao trabalho, reduzindo a emissão de gás carbônico.

A permanência de tais serviços no ambiente comunitário iria trazer benefícios para a própria comunidade no longo prazo.

Os seguintes pontos precisariam ser levados em conta pelos TTCs para a compra de imóveis:

  • O TTC precisaria investigar se tais atividades são permissíveis diante de seu objeto. Isso será particularmente importante para TTCs com fins filantrópicos.
  • Como em qualquer atividade nova, o TTC deve estar certo de que as atividades respeitam os interesses de sua organização. O conselho precisaria criar um plano de negócios completo a fim de garantir geração de receita suficiente para cobrir os custos.

Temos conhecimento de alguns Termos Territoriais Coletivos que já têm a procura de espaços de coworking como parte de suas atividades. Seria interessante conhecer outros grupos que já consideram este modelo. 


Apoie nossos esforços para fornecer apoio estratégico às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.