Julho Negro: Contra o Racismo, a Militarização e o Apartheid [VÍDEO]

Click Here for English

Este minidocumentário faz parte da série de matérias do projeto antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que traz conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021: Enraizando o Antirracismo nas Favelas.

Fazer uma produção audiovisual que tenha o Julho Negro como protagonista da história é, sem dúvida alguma, uma iniciativa necessária, do ponto de vista da memória do movimento negro e de favelas no Rio de Janeiro. Negras(os) e Faveladas(os) têm historicamente sobrevivido ao racismo e a outras tantas violações de direitos sociais. Este ano o evento comemora seis anos e realizará sua 6ª edição entre os dias 26 e 30 de julho. Organizado por movimentos de favelas do Rio de Janeiro e mães de vítimas da violência policial, o Julho Negro é fruto da mobilização coletiva em favor da vida da população negra favelada.

A marca da força das mulheres é bem presente na organização do Julho Negro e, por isso, este é um recorte objetivo neste minidocumentário. A fala das mulheres ecoa como um manifesto neste material, sobretudo pelo fato destas ativistas estarem na linha de frente dos problemas e das violações que pretas(os) vivem nas favelas e periferias.

Além de organicamente negro e feminista, o Julho Negro é um evento de articulação internacional contra a militarização, o racismo e o apartheid no mundo. Centraliza em um só evento debates sobre vários territórios, mas sempre sobre a mesma luta: contra violações sofridas por populações marginalizadas, empobrecidas e criminalizadas, principalmente do Sul Global. Este vídeo é mais uma forma de contribuir com os movimentos que denunciam sistematicamente a violência e o terrorismo de Estado.

Avante, Julho Negro!

Este minidocumentário foi feito durante a pandemia do coronavírus, de forma remota e coletiva, sem contato presencial entre o diretor e os participantes. Todos os depoimentos foram gravados voluntariamente pelos próprios participantes em suas casas ou locais de trabalho, com seus próprios meios tecnológicos—celulares, computadores e câmeras.

Assista o Minidoc por David Amen Acima ou Aqui.

Sobre o diretor e roteirista: David Amen é cria do Complexo do Alemão, co-fundador e produtor de comunicação do Instituto Raízes em Movimento, jornalista, grafiteiro e ilustrador.

Essa matéria é parte de uma série de matérias do projeto antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que traz conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021: Enraizando o Antirracismo nas Favelas. Para contribuir com essa pauta, clique aqui.

Compartilhe com a gente a sua opinião sobre essa matéria clicando aqui.


Apoie nossos esforços para fornecer assistência estratégica às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.