Sankofa e a Comunicação Comunitária Antirracista: Vídeo Completa a Série ‘Enraizando o Antirracismo nas Favelas’, Trazendo Vozes dos Comunicadores Que Compuseram Um Ano de Matérias [VÍDEO]

Click Here for English

Este minidocumentário encerra oficialmente nossa premiada série, Enraizando o Antirracismo nas Favelas, que publicou mais de 50 produtos midiáticos ao longo de 2021-22 com o objetivo de desconstruir narrativas sociais sobre racismo no Rio de Janeiro.

O minidocumentário Sankofa e a Comunicação Comunitária Antirracista traz um mosaico de vozes de comunicadores populares que participaram do projeto Enraizando o Antirracismo nas Favelas: Desconstruindo Narrativas Sociais sobre Racismo no Rio de Janeiro, lançado pelo RioOnWatch em 2021. A partir de depoimentos é apresentando como o projeto de comunicação desenvolveu uma ação antirracista nas favelas do Rio de Janeiro, tendo como plataforma narrativa o conceito do povo Akan, o Sankofa, significando “San” (voltar, retornar), “Ko” (ir), e “Fa” (olhar, buscar, pegar). Seja, não é tabu voltar para trás e recuperar o que esqueceu. 

No minidocumentário, que encerra oficialmente a série antirracista, autores e ilustradores contam como foi construir e participar do projeto e produzir narrativas antirracistas, bem como ocupar esse lugar de comunicadores negros e de favelas, tratando a luta antirracista a partir de territórios e vivências, intensamente marcados pelos efeitos estruturais e históricos do tema.

Na série do projeto antirracista foram publicados semanalmenteem português e em inglêsmatérias, ilustrações, vídeos e podcasts (também disponível no Spotify), debatendo questões raciais a partir da perspectiva de moradores de favelas do Rio de Janeiro. Ao todo, 51 comunicadores estiveram envolvidos na produção de 45 ilustrações originais, 44 textos, 20 episódios de podcast e 10 vídeos. Dos participantes, 86% eram negras ou negros e 67% crias de favelas e periferias, de 24 favelas do Grande Rio, uma de São Paulo e uma de Salvador. Mulheres assinaram 56% dos conteúdos publicados e 68% das ilustrações.

Nesse minidocumentário, são apresentados 20 autores e ilustradores dos 51 que construíram a série antirracista. Devido à pandemia esta produção foi pensada, gravada e editada de maneira remota. Em sua maioria, os comunicadores aqui presentes se autofilmaram e enviaram o material para a edição de vídeo pela equipe de produção do vídeo. Outros, no entanto, preferiram filmar na laje do Raízes em Movimento, no Complexo do Alemão, seguindo todos os protocolos sanitários contra o coronavírus.

Fevereiro de 2022 marca o encerramento do projeto, exatamente no mesmo mês em que ele é premiado com a prata no 1º The Anthem Awards, na categoria Diversidade, Equidade e Inclusão, destinada a trabalhos de grande impacto social por todo o mundo. Isso significa que o Enraizando o Antirracismo nas Favelas: Desconstruindo Narrativas Sociais sobre Racismo no Rio de Janeiro está entre os melhores programas de conscientização local do mundo, ao lado de iniciativas de grandes organizações internacionais.

Assista o Minidoc Aqui.

Sobre o editor e roteirista: David Amen é jornalista e cria do Complexo do Alemão, co-fundador e produtor de comunicação do Instituto Raízes em Movimento, grafiteiro e ilustrador.

Sobre a roteirista: Tatiana Lima é jornalista e comunicadora popular de coração. Feminista negra, integrante do Grupo de Pesquisa Pesquisadores Em Movimento do Complexo do Alemão, atua como repórter no RioOnWatch. Cria de favela, negra de pele clara, mora no asfalto periférico do subúrbio do Rio e é doutoranda em comunicação pela UFF

Compartilhe com a gente a sua opinião sobre essa matéria clicando aqui.


Apoie nossos esforços para fornecer apoio estratégico às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.