Na Tavares Bastos, Bar Mundialmente Conhecido The MAZE Enfrenta Demolição

O bar de jazz mundialmente famoso, The MAZE, localizado na favela Tavares Bastos na Zona Sul do Rio, no bairro do Catete, foi marcado para demolição pela prefeitura.

The MAZE, fundado pelo correspondente da BBC em 1981, Bob Nadkarni, tem vários documentos em disputa com a alegação feita pela prefeitura do Rio que afirma que o prédio tem uma estrutura insegura. Os moradores temem que a iminente demolição seja o primeiro passo para a remoção da comunidade inteira.

O bar icônico, rotulado entre os melhores bares de jazz do mundo e famoso por receber figuras como Snoop Dogg e Thierry Henry, é uma presença central dentro da comunidade pequena. Claudiana, proprietária de um comércio na Tavares Bastos, disse: “Para mim é perfeito, não tem problema nenhum. Até porque dá trabalho as pessoas… Eu acho, na minha opinião, que continuaria como está”.

A prefeitura deseja demolir o The MAZE devido a preocupações de segurança; mas apesar disso, o guia turístico da Riotur ainda está anunciando o bar como uma acomodação recomendada para turistas. A galeria do The MAZE abriga uma coleção de pinturas accumuladas no decorrer de 20 anos “The MAZE é reconhecido como um verdadeiro centro cultural, por isso recebemos tantos escritores, diretores cinematográficos, artistas e fotógrafos aqui. Parece que a prefeitura não consegue ver o tesouro bem embaixo do seu nariz. Eles deviam estar lutando para preservá-lo… e até apoiá-lo”, diz Bob.

Bob alega que ele ainda não foi informado de uma justificativa ou uma explicação adequada para a demolição proposta de sua casa e meio de subsistência. “Quando a gente chegou lá no departamento, no dia 12 de agosto, eles mesmos disseram que legalmente tinham a obrigação de entregar uma cópia do processo para nós, dentro de um máximo de 15 dias. Até o mês passado a gente não havia recebido”.

As preocupações de segurança da prefeitura parecem resultar de uma lei de 2001 que estabelece que qualquer prédio construído em favelas após 2001 não poderia ter mais de dois andares. No entanto, The MAZE tem mais de 30 anos e é um prédio bem documentado na mídia nacional.

Além disso, por instrução da prefeitura, um engenheiro recomendado pela prefeitura avaliou a estrutura em dezembro de 2009. Ele concluiu: “Quanto ao edifício (The MAZE) no momento, não apresenta nenhuma deformação… que provoque uma instabilidade ou risco. Sendo até então, uma edificação sólida e habitável”.

Malu, nascida e criada na comunidade, é esposa de Bob e toma conta do The MAZE com ele. Ela alega que a recente proposta não pode ser baseada em qualquer outra prova porque: “[Funcionários da prefeitura] não olharam a fundação, não olharam a estrutura, eles não entraram aqui para perguntar se a gente tinha algum documento quanto a isso”.

Bob tem medo que se The MAZE desaparecer, a comunidade sofreria uma campanha intensa de remoções, com o objetivo final de remover todos. “The MAZE é só o primeiro passo para as autoridades começarem a remover moradores da Tavares Bastos, um por um, criando oportunidades para imobiliárias”.

The MAZE

Tavares Bastos foi cenário para o filme ‘Hulk 2, ‘O Incrível Hulk’ e para o vídeo clipe musical de Snoop Dogg, trazendo a atenção da mídia nacional e internacional, além de atividade econômica para a comunidade. O resultado é que o bar emprega diretamente 20 funcionários da própria Tavares Basto e fornece um fluxo de clientes para as vans, táxis e outras empresas. Lucelita é dona de um bar e trabalha com The MAZE: “Sempre quando tem algo no The MAZE a gente fornece algo para lá. Pizza e essas coisas”. Ela acredita que também iria sair perdendo se o bar desaparecesse. Além disso, apesar da comunidade nunca ter tido uma história violenta, a chegada de Bob e do The MAZE desempenharam um papel no estabelecimento de uma sede do BOPE na comunidade e desde 2000 não houve nenhum assassinato.

Mesmo com a lista de celebridades convidadas, The MAZE continua envolvido com a vida da comunidade na Tavares Bastos. Bob e Malu já receberam professores de música e de inglês que trabalharam na comunidade, o local sedia eventos da comunidade e eventos para arrecadar fundos para uma escola de balé e uma escola de futebol da Tavares Bastos. Eles arrecadaram mais de R$200.000 para a Associação de Moradores, além de materiais de construção, e as equipes de filmagem que passaram por lá, trouxeram uma carreira ligada à cinema para cerca de uma dúzia de moradores.

Bob explica: “Não tínhamos em vista ajudar a escola de balé, mas a Giane estava dando aulas de balé e foram muitas crianças para a Escola Municipal de Balé. Elas faziam muito sucesso e o prefeito cortou o investimento. Ele entrou e disse ‘Não é meu projeto’, e cortou o dinheiro da escola de futebol também. ‘Não é meu projeto, não é meu nome’, e cortou o dinheiro”.

As famosas noites de jazz mensais que atraem visitantes de toda a cidade e do mundo são completamente de graça para moradores.

“Se eles destruírem tudo isso eles arruinarão o trabalho da minha vida toda e, honestamente, vai arruinar a comunidade inteira”, conclui Bob.

Acompanha o bar The MAZE pelo Facebook.