No dia 19 de maio, o Instituto Maria e João Aleixo (IMJA) lançou a Revista PERIFERIAS, uma publicação semestral sobre o poder dos territórios periféricos do mundo. Disponível online gratuitamente e em quatro idiomas (português, francês, espanhol e inglês), PERIFERIAS apresenta o trabalho de ativistas, pesquisadores e artistas das periferias do mundo com o objetivo de reunir experiências coletivas e construir “uma representação convergente e global sobre a Potência das Periferias”.
Para o fundador do IMJA, Jailson de Sousa e Silva, a revista serve para “disseminar novos conceitos, metodologias, tecnologias e expressões estéticas variadas para mostrar efetivamente que a periferia precisa ser vista de maneira diferente, e não do ponto de vista da precariedade e deficiência”.
A edição inaugural da PERIFERIAS apresenta artigos acadêmicos, fotografias, poesias, depoimentos, resenhas de livros e entrevistas através do Brasil, assim como da Bélgica, Índia, Escócia e Cabo Verde. Esses trabalhos baseiam-se no que o IMJA denominou “O Paradigma da Potência”, conceito que “se opõe ao paradigma da ausência”, procurando focalizar a capacidade das periferias de “gerar respostas práticas e legítimas, as quais se configuram como formas contra hegemônicas de vida em sociedade”.
De acordo com o artigo de destaque da primeira edição da revista, O Paradigma da Potência e a Pedagogia da Convivência, a estigmatização das periferias do mundo reproduz um padrão cíclico negativo. Tratar as favelas brasileiras e as periferias globais em todo o mundo como isoladas, deficientes e destituídas resulta em profecias auto-realizáveis e em um processo de degradação simbólica.
Para Jailson, PERIFERIAS prevê novas formas de contemplar “a potência que esses territórios representam não só no Brasil, não só na América Latina, mas em todo o mundo, e afirma [a potência] cada vez mais nos termos de interesses dos seus moradores”.
Confira a primeira edição da PERIFERIAS aqui. PERIFERIAS, no momento, está aceitando submissões sobre o tema ‘Democracia e Periferia’ para sua segunda edição. Voluntários de tradução em português, inglês, espanhol ou francês podem entrar em contato através deste e-mail revista@imja.org.br.