Últimas Notícias

Educação Socioambiental na CDD: A Eco Rede do Alfazendo #RedeFavelaSustentável [PERFIL]

Perfil da Rede Favela Sustentável*

 Click Here for English

Iniciativa: Alfazendo / Eco Rede
Contato: Facebook | Email 
Ano de Fundação: 1998 / 2010
Comunidade: Cidade de Deus (Zona Oeste)
Missão: Educação para uma vida sustentável envolve uma pedagogia centrada na compreensão da vida, uma experiência de aprendizagem no mundo real que supere a nossa.
Eventos Públicos: Eventos organizados pela iniciativa podem ser encontrados na página do Facebook do Alfazendo.

Como você trabalha para criar uma sociedade sustentável em uma comunidade afetada pela falta de serviços públicos básicosfalta de investimentos na educação pública, e violência?

Durante quase toda sua vida, Iara Oliveira—uma educadora e líder comunitária na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro—tem abordado essa questão. Desde sua introdução ao ativismo aos 14 anos, Iara se mobiliza e luta ao lado de outros moradores da Cidade de Deus para garantir direitos que têm sido negados à comunidade devido ao quase completo abandono do governo e a falta de prestação de serviços públicos básicos. Foram essas lutas por acesso à água, eletricidade e coleta de lixo que prepararam Iara para co-fundar e lançar o Alfazendo, uma organização comunitária sem fins lucrativos na Cidade de Deus que foca em criar e aprimorar oportunidades educacionais para jovens e adultos na comunidade. 

Alfazendo começou em 1998 oferecendo aulas de alfabetização e preparatório para o vestibular para negros e pessoas de baixa renda da comunidade. Com base em sua experiência de anos de envolvimento em movimentos sociais e seu conhecimento íntimo da Cidade de Deus, Iara e os instrutores do Alfazendo desenvolveram um currículo e metodologias de ensino que são específicos às necessidades da comunidade, mas flexíveis o suficiente para serem adaptados aos diversos grupos de alunos que se inscrevem a cada ano. 

Um elemento importante do Alfazendo é a Eco Rede, um projeto lançado no final de 2010 para complementar o tradicional currículo escolar com cursos que focam em problemas socioambientais. A Eco Rede é formada por uma equipe de estudantes universitários de diversos cursos que trabalham juntos para elaborar aulas e atividades de educação socioambiental em torno de temas que são decididos com a contribuição de educadores locais. Embora os temas mudem anualmente a cada novo grupo de estudantes universitários, Iara enfatiza a importância da continuidade, procurando empregar a cada aula um conhecimento mais profundo das relações entre indivíduos e comunidades com o meio ambiente. Ela diz que quem trabalha com o meio ambiente “tem que entender que o meio ambiente está mudando a cada dia. Porém a nossa ética e valores em relação ao meio ambiente não podem mudar”.

Embora exista há menos de uma década, a Eco Rede do Alfazendo já se tornou parte integral do currículo em 28 escolas locais, alcançando mais de 7000 alunos. Iara atribui o sucesso da Eco Rede em grande parte à abordagem participativa na educação e suas técnicas criativas de ensino que comumente inclui teatro, artes e artesanato. Outra chave para o sucesso é a capacidade de colocar os problemas enfrentados pelos moradores da favela como base do currículo e propor educação ambiental com lições sobre racismo, sexismo e gênero. Enquanto a maioria das escolas nas quais a Eco Rede atua estão localizadas na Cidade de Deus, a iniciativa também tem presença no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Quando a Eco Rede começou a trabalhar na Maré, Iara explica que eles tiveram que colaborar com escolas locais e educadores para reimaginar seus planos de aula. “Quando chegamos na Maré, tivemos que desconstruir nossa metodologia. É um território diferente… e temos que entender que as relações sociais, as limitações de tempo e a vida das pessoas são diferentes”.

Como parte de sua presença nas escolas locais, a Eco Rede construiu e ajuda a manter vários jardins comunitários na Cidade de Deus. Plantar e cuidar desses jardins proporciona aos alunos um trabalho de experiência prática com a natureza e oferece aos educadores uma oportunidade de ensinar sobre os benefícios ambientais e para a saúde que uma dieta rica em frutas e vegetais promove. Expor os alunos a experiências e perspectivas que estão ausentes em sala de aula é um componente crucial da Eco Rede. Nas palavras de Iara, o maior objetivo da Eco Rede é “ampliar a visão desses jovens, para considerarem o lugar em que vivem e refletir sobre suas vidas, de modo que eles tenham a opção de escolher como gostariam de viver”.

Além de seu programa em escolas locais, Alfazendo /Eco Rede também oferece treinamento para catadores de materiais recicláveis para agilizar e formalizar seus trabalhos. Uma das principais melhorias que a Eco Rede apoiou foi a construção de 14 ecopontos na Cidade de Deus. Esses ecopontos são locais designados para que os moradores descartem o lixo reciclável de forma que facilite o trabalho dos catadores, que antes precisavam separar materiais em grandes pilhas de lixo e andar toda a comunidade diariamente procurando pelos materiais descartados. A Eco Rede também fornece materiais educativos para incentivar os moradores a reciclar e pensar mais criticamente sobre suas relações com o lixo que produzem e com os catadores de matérias recicláveis. 

O trabalho duro do Alfazendo e sua Eco Rede na Cidade de Deus tem ajudado a mobilizar os moradores a contribuir com a transformação positiva de sua comunidade e reimaginar o seu potencial. As campanhas educacionais do grupo têm melhorado as relações entre catadores de materiais recicláveis e moradores e têm ajudado milhares de jovens e adultos com seus programas escolares, pré-vestibular e turmas de alfabetização. A longevidade e sucesso do Alfazendo e os inúmeros benefícios que a organização trouxe para a Cidade de Deus são os frutos de um longo processo de construção de relações locais baseadas na cooperação, confiança e participação coletiva. Iara explica que “uma relação social não é como a de um emprego—é uma relação de confiança. É entender qual é o seu papel na sociedade… Eu não sou a professora, eu só facilito o processo educacional. As pessoas só mudam quando sentem que é importante para elas mudarem”. A Eco Rede do Alfazendo continua seu trabalho na Cidade de Deus e na Maré com a esperança de alcançar mais jovens e fazê-los mais conscientes das oportunidades de aprenderem, crescerem e retribuírem às suas comunidades.

* O Eco Rede do Alfazendo é um dos mais de 100 projetos comunitários mapeados pela Comunidades Catalisadoras (ComCat)—a organização que publica o RioOnWatch—como parte do nosso programa paralelo ‘Rede Favela Sustentável‘ lançado em 2017 para reconhecer, apoiar, fortalecer e expandir as qualidades sustentáveis e movimentos comunitários inerentes às favelas do Rio de Janeiro. Siga a Rede Favela Sustentável no Facebook. Leia outros perfis dos projetos da Rede Favela Sustentável aqui.

Quer garantir o futuro do RioOnWatch?

A doação mensal é a maneira mais sustentável e eficiente de apoiar nosso trabalho incansável e contínuo em prol das favelas do Rio. Comece seu apoio hoje mesmo. CLIQUE AQUI PARA APOIAR.