Últimas Notícias

6 de Maio, Sonhar e Realizar: Educação Através do Esporte em Cascadura #RedeFavelaSustentável [PERFIL]

Perfil da Rede de Favela Sustentável*

Click Here for English

Iniciativa: 6 de Maio, Sonhar e Realizar
Contato: Facebook | Email
Ano de Fundação: 2000
Comunidade: Cascadura (Zona Norte)
Missão: Inclusão social, integração e educação sobre cidadania através do esporte.
Eventos Públicos: Comemoração do aniversário da iniciativa no dia 6 de maio e outros eventos.
Como Contribuir: Ajudar financeiramente a iniciativa, voluntariar-se, apoiar políticas que promovam o desenvolvimento da comunidade.

Eu acredito que sustentabilidade é quando você tem continuidade”, diz José Fernando Silva, fundador do projeto socioeducacional 6 de Maio, Sonhar e Realizar. Desde sua fundação em 6 de maio de 2000, a iniciativa tem apoiado o desenvolvimento de jovens através do esporte em Cascadura, na Zona Norte. Superando os numerosos desafios envolvidos na manutenção operacional de um projeto sem fins lucrativos gerido por voluntários ao longo dos anos, a humilde, porém, ousada iniciativa de esportes para jovens comemorou orgulhosamente seu 19º aniversário este ano. 

Não temos uma grande infraestrutura, mas temos a bola.Através da educação esportiva, principalmente o futebol, 6 de Maio permite que jovens canalizem positivamente a energia e emoção para a prática esportiva. A iniciativa voluntária também ajuda os jovens a encontrarem oportunidades recreativas alternativas e escapar da marginalidade, da violência, da criminalidade, das drogas”.

“O esporte”, diz José Fernando, “é um grande canal para reduzir esses danos [mental e físico]. E daí, você procura o esporte pra reduzir esses danos [da violência]. Se a gente pega a bola e joga na quadra, você consegue [reunir] dezenas, centenas de crianças e jovens”.

Todo dia, José Fernando usa o esporte para moldar positivamente a vida de 120 jovens de seis a dezoito anos no Parque Orlando LeiteNos finais de semana, José Fernando começa a ensinar pela manhã: Cada dia começa com uma palestra. Depois, o bate papo sobre como foi a semana—escola, família. Tudo isso é contexto. Então é a hora do futebol, e eventualmente, “a gente também tem um lanchinho que a gente constrói com nossos recursos”, José Fernando afirma com um sorriso. Nosso trabalho começa assim.”

A educação que os jovens de Cascadura recebem da iniciativa vai muito além em suas vidas. A iniciativa ensina “disciplina, regra, respeito às pessoas e aos espaços públicos… É a cidadania que a gente sonha e tenta realizar”, José Fernando explica. Através de seu treinamento, ele tem sido capaz de transformar sua comunidade “pouco a pouco”, ele diz. Assim como em muitas favelas e outras comunidades de baixa renda no Rio, a coleta de lixo e o descarte inadequado são questões importantes. “Porque nós somos marginalizados, é essencial que sejamos consciente de onde fica nosso lixo e levarmos para os lugares corretos para ser removido”, diz José Fernando. 

6 de Maio continua a empoderar a comunidade de Cascadura, fazendo mudanças dentro da comunidade, perante a negligência do governo. “A tendência é esperar que os governantesque têm os recursosfaçam alguma coisa. Mas mesmo sem recurso nós acreditamos que podemos ajudar nossa comunidade… A gente trabalha com a ideia de que nós podemos. Nós podemos transformar o meio ambiente em que vivemos em um lugar melhor”, José Fernando explica. 

Gabriel, 19 anos, regularmente ajuda José Fernando com as aulas no Parque Orlando Leite. Ele se juntou à iniciativa há cinco anos na tentativa de encontrar um canal positivo em sua comunidade. “[Gabriel hoje] é central ao nosso trabalho”, diz Jose Fernando. Ao longo dos últimos dezenove anos, José Fernando mudou positivamente a vida de inúmeros jovens como Gabriel. Para encerrar, ele afirma, “não sabemos até onde vamos chegar, mas temos certeza que vamos chegar em um ponto bem positivo”.

*6 de Maio, Sonhar e Realizar é um dos mais de 100 projetos comunitários mapeados pela Comunidades Catalisadoras (ComCat)—a organização que publica o RioOnWatch—como parte do nosso programa paralelo ‘Rede Favela Sustentável‘ lançado em 2017 para reconhecer, apoiar, fortalecer e expandir as qualidades sustentáveis e movimentos comunitários inerentes às favelas do Rio de Janeiro. Siga a Rede Favela Sustentável no Facebook. Leia outros perfis dos projetos da Rede Favela Sustentável aqui.

Quer garantir o futuro do RioOnWatch?

A doação mensal é a maneira mais sustentável e eficiente de apoiar nosso trabalho incansável e contínuo em prol das favelas do Rio. Comece seu apoio hoje mesmo. CLIQUE AQUI PARA APOIAR.