Literatura Negra Infantil Empodera Juventude no Alemão: Autor Otávio Júnior Ganha Prêmio Jabuti [VÍDEO]

Click Here for English 

Esta vídeo-reportagem faz parte da nossa série sobre a Covid-19 e seus impactos sobre as favelas e também da série do projeto antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que trouxe conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021: Enraizando o Antirracismo nas Favelas.

Rosângela e Carol Marinho começaram o clube literário preocupadas com a saúde mental das crianças. Foto por Jaqueline SuarezQuando a pandemia da Covid-19 chegou ao Rio e as atividades na Creche Estrelinha, no Complexo do Alemão, precisaram ser interrompidas, a preocupação era com a saúde mental das crianças. Casas pequenas e limitado acesso à internet comprometiam o desenvolvimento das crianças e faziam-se difícil mantê-las em isolamento. Os livros foram o caminho pelo qual ensino, diversão e sonhos chegaram aos cerca de 150 alunos da creche e suas famílias. O projeto de literatura foi uma ideia conjunta de mãe e filha, Rosângela e Carolina Marinho.

A partir de uma postagem nas redes sociais surgiu o primeiro apoio: o empréstimo de quase cem livros infanto-juvenis pelo escritor Otávio Júnior, cria do Complexo da Penha.

Otávio Júnior recebeu o prêmio Jabuti de Literatura Infantil com o livro “Da minha Janela”. Foto por: Jaqueline Suarez

Nas histórias que circulam no clube, os autores negros não são minorias. O trabalho de curadoria garante identificação entre os pequenos leitores e as obras. Os personagens podem, facilmente, serem reconhecidos no espelho, assim como a favela ilustrada nas capas pode ser vista pela janela. Foi justamente esse olhar que rendeu a Otávio Júnior, voluntário do clube literário, o prêmio Jabuti de Literatura Infantil 2020, com o título “Da minha janela”.

Assista a Vídeoreportagem por Jaqueline Suarez acima ou aqui.

Jaqueline Suarez é jornalista e estudante de mestrado na UFF. É também comunicadora popular e vídeo-documentarista independente. Vive na comunidade do Fallet, em Santa TeresaZona Central do Rio.

Este vídeo faz parte da série do projeto antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que trouxe conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021: Enraizando o Antirracismo nas Favelas.

Compartilhe com a gente a sua opinião sobre essa matéria clicando aqui.


Apoie nossos esforços para fornecer assistência estratégica às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.