A Primeira Cooperativa Habitacional do Rio de Janeiro: Conheça a História de Shangri-lá, na Taquara, em Jacarepaguá, Zona Oeste

Shangri-lá, primeira cooperativa habitacional do Rio de Janeiro, nos dias atuais. Foto: Alexandre Cerqueira
Shangri-lá, primeira cooperativa habitacional do Rio de Janeiro, nos dias atuais. Foto: Alexandre Cerqueira

Click Here for English

Entranhada no bairro da Taquara, Zona Oeste do Rio, em um local popularmente conhecido como Boiuna, na beira do Rio Grande, uma pequena comunidade reside e vivencia seu dia a dia na grande metrópole. Ao se passar pelo portão discreto que protege sua entrada, vê-se construções compridas de dois andares, com apartamentos lado a lado, e uma varanda extensa no segundo piso. Há também um pátio carregado de canteiros de plantas e árvores, uma igreja e um centro comunitário. O nome do local dá o tom da paz e proteção que lá imperam: Shangri-lá. Contudo, por trás das construções, na memória coletiva dos moradores que lá habitam, repousa uma longa história de luta e de potência.

Área externa de Shangri-lá, cooperativa habitacional na Taquara, Zona Oeste do Rio. Foto: Alexandre Cerqueira
Área externa de Shangri-lá, cooperativa habitacional na Taquara, Zona Oeste do Rio. Foto: Alexandre Cerqueira

Shangri-lá é uma cooperativa habitacional, a primeira experiência dessa natureza no Rio de Janeiro. A comunidade foi construída do zero por boa parte dos moradores por meio da autogestão e de mutirões. Sua origem remonta ao ano de 1996 e, desde então, ela serve de moradia para famílias unidas por um ideal de vida em coletividade, que assumiram para si a responsabilidade na construção e governança do território em que habitam. Sua história traz grandes lições sobre a potência da luta coletiva na garantia do direito à moradia no Rio de Janeiro, uma necessidade básica que é negada todos os dias a milhões de famílias cariocas

Antes da criação da cooperativa e construção das casas, a comunidade era parte de uma favela chamada Jardim Shangri-lá. A favela nasceu nos anos 1970, depois do loteamento de uma chácara no bairro da Taquara. No local, havia algumas ocupações e vendas informais de casas, mas a maior parte das famílias viviam de aluguel nos barracos que foram construídos informalmente. Em uma parte da favela, moravam 16 famílias em situação de extrema precariedade: as casas eram de madeira e as infiltrações eram constantes. No entorno, faltavam serviços básicos como saneamento, luz e transporte. Mesmo assim, essas famílias comprometiam boa parte de sua renda com o aluguel de suas casas, como conta Maria do Nascimento, moradora de Shangri-lá, mais conhecida como Dona Maria.

“Os barracos podres caíam aos pedaços. [As pessoas tinham que ir] na igreja arrumar tábua para poder forrar o barraco. Às vezes, tinha que ir até pegar plástico para botar no telhado para poder dormir quando estava chovendo.” — Maria Nascimento

Jurema Constâncio, moradora de Shangri-lá e coordenadora regional da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), conta que os donos dos antigos barracos alugados pouco se sensibilizavam com a situação pela qual passavam os moradores. A única preocupação era com a cobrança do aluguel das famílias, que, por sua vez, se viam incapazes de melhorar suas condições de vida.

“Tinha uma pessoa que era dona dos barracos e cobrava. Então, essa pessoa só aparecia na comunidade quando tava sol. Se ficasse um ano chovendo ela não aparecia. Porque, quando ela aparecia, todo mundo em cima dela cobrando, porque queria trocar telha, botar um piso, trocar madeira, e ela não deixava, para não descontar do aluguel.” — Jurema Constâncio

Jurema Constâncio é moradora e liderança histórica de Shangri-lá e coordenadora regional da União Nacional por Moradia Popular (UNMP). Foto: Doug Banks
Jurema Constâncio é moradora e liderança histórica de Shangri-lá e coordenadora regional da União Nacional por Moradia Popular (UNMP). Foto: Doug Banks

A violação do direito à moradia adequada era sentida todos os dias pelos moradores da favela do Jardim Shangri-lá. E foi nesse contexto que começou a atuar no local um grupo das Comunidades Eclesiais de Base (CEB), movimento ligado à Igreja Católica e focado na transformação social. O Padre Josino realizava encontros nos momentos de lazer da comunidade, nos quais conectava a leitura da Bíblia com as dificuldades da vida dos moradores e discutia a construção coletiva de caminhos para melhorar as condições no local. Nesse momento, também houve a presença da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), movimento social que atua em defesa da garantia do direito à moradia, autogestão e participação popular.

Dessa forma, os moradores, organizados por meio do movimento social, junto com os aliados da CEB, foram pensando em possibilidades para resolver o problema da moradia, que passavam: pela melhoria na infraestrutura das casas, acesso a mais serviços fundamentais e o fim da cobrança do aluguel.

O primeiro passo seria adquirir o terreno e, para isso, foi preciso dialogar com a pessoa que se anunciava como proprietária da terra. Logo descobriram que a pessoa que cobrava o aluguel era de fato possuidora, o real proprietário nunca foi conhecido. Isso possibilitou que eles negociassem a obtenção da terra por um preço mais acessível. A partir de doações e de contribuições pessoais, os moradores, em conjunto, conseguiram adquirir a posse do terreno em que viviam há anos pagando aluguel. 

Moradores na fase de construção de Shangri-lá, na década de 1990. Foto: Dossiê UMP
Moradores na fase de construção de Shangri-lá, na década de 1990. Foto: Dossiê UMP

Após superar essa primeira barreira de conseguir o terreno, os moradores começaram a refletir sobre modelos de moradia compatíveis com os princípios e objetivos da comunidade. Neste momento, houve a importante participação da Fundação Centro de Defesa dos Direitos Humanos Bento Rubião (FCDDBR), que passou a assessorar a comunidade com conhecimento técnico e a articular a luta dos moradores com outros atores. A Fundação, então, começou a organizar encontros entre moradores de Shangri-lá e outros coletivos e cooperativas com experiência na autogestão habitacional, dialogando com projetos em São Paulo e com a Federação Uruguaia de Cooperativas Habitacionais por Ajuda Mútua (FUCVAM)—organização pioneira do movimento cooperativista na América Latina, que teve uma importância central para a difusão de experiências de cooperativas habitacionais por todo a região.

Desde então, os princípios do cooperativismo estiveram presentes na construção de Shangri-lá. Esses princípios levaram os moradores a auto-intitular sua organização como cooperativa e a elaborar um estatuto condizente com isso. Jurema relata a importância do intercâmbio com representantes do movimento cooperativista do Uruguai.

“Aí, a gente conheceu essa experiência e trouxe para o Brasil, aqui para o Rio de Janeiro. E aí a gente começou a trabalhar, ficamos um ano trabalhando em cima do regulamento do estatuto que eles tinham do Uruguai. Para a gente começar a se adaptar.” — Jurema Constâncio

Diferentemente do Brasil, no Uruguai, as cooperativas habitacionais estão muito presentes nas cidades, configurando-se como uma forma de acesso à moradia de larga escala e contando com legislações próprias, o que facilita obter financiamento e suporte. No Brasil, a lógica do cooperativismo foi trazida principalmente pela União Nacional por Moradia Popular (UNMP), que passou a usar a denominação de “cooperativa habitacional e mista” em algumas experiências. Assim nasceu a Cooperativa Habitacional e Mista de Shangri-lá.

Produção de lajes pré-moldadas e blocos de concreto, nos anos 1990. Foto: Dossiê UMP
Produção de lajes pré-moldadas e blocos de concreto, nos anos 1990. Foto: Dossiê UMP

A luta por moradia digna, no entanto, só começava para os moradores de Shangri-lá. O próximo passo era obter financiamento para a construção das casas. Os recursos vieram principalmente de uma organização alemã ligada à Igreja Católica, que financiou parte da compra de materiais. Além disso, doações individuais e recursos da própria Fundação Bento Rubião, a partir de um projeto chamado Ação da Cidadania, também ajudaram. Mas, ainda assim, não foram suficientes para custear toda a construção das casas, o que levou os moradores a pensar em alternativas e a se envolver diretamente no processo. Naquele momento, não havia só a preocupação de ter o resultado final das casas prontas, mas também de capacitar moradores e de garantir uma forma de geração de renda para as famílias. Eles decidiram, portanto, montar uma fábrica de blocos de concreto e produzir de forma autônoma os materiais necessários para as casas.

Uma outra forma de reduzir custos foi envolver as famílias diretamente na construção das casas, a partir do regime de mutirão. Isso implicava bastante trabalho, sobretudo, para famílias em que todos os membros precisavam trabalhar para sobreviver. A cooperativa pedia 17 horas de trabalho por semana em mutirão por família. Os finais de semana eram praticamente todos destinados à construção.

“[Era] todo mundo em mutirão. Eles trabalhando fazendo alvenaria, fazendo tudo direitinho, né? Mais cimento, tijolo. Tudo é por nossa conta… Era nós mesmos que fazia.” — Maria Nascimento

Apesar dos árduos esforços empregados na fase de construção, aqueles que participaram do mutirão destacam a importância desse trabalho coletivo. Segundo os moradores, ele acabou ajudando a fortalecer laços de apoio e de solidariedade entre os cooperados. Além de criar um senso de comunidade, um sentimento de pertencimento ao local: “foi uma coisa maravilhosa, uma união”, relembra Dona Maria.

Durante todo o processo de mutirão, as mulheres tiveram um papel central. O protagonismo feminino foi percebido desde a concepção do projeto habitacional até o trabalho braçal de levantar paredes e construir as casas. Jurema coordenou grande parte da obra.

“Quando você tem uma mulher na liderança, as mulheres sentem mais tranquilidade. Agora quando é homem, que acha que você é incompetente, que você não consegue fazer, que o seu trabalho é na beira do fogão… E aí a gente mostrou para eles ao contrário.” — Jurema Constâncio

Após muita luta e organização coletiva, os moradores terminaram de construir suas casas. De uma situação vulnerável, de extrema precariedade, vivendo em barracos de madeira sem acesso a condições básicas de vida, eles passaram a morar em casas capazes de abrigar uma família inteira com dignidade, com sala, cozinha, dois quartos, banheiro privativo, área de serviço e varanda, sem precisar mais comprometer sua renda com o aluguel.

O senso de união e de coletividade desenvolvido pelos moradores foi fruto da luta do coletivo por uma necessidade básica de todo ser humano: ter onde morar. Sem se juntar para perseguir esse objetivo comum, eles provavelmente nunca teriam alcançado o sonho de uma moradia digna. A mobilização comunitária, por meio da cooperativa e da autogestão em todas as fases do processo, contribuiu para o florescimento de uma forte rede de apoio e da confiança entre moradores. Cada um carrega parte dessa história na memória.

Comunidade Eclesial de Base (CEB) Padre Josino, na Cooperativa Habitacional Shangri-lá, na Taquara, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Foto: Alexandre Cerqueira
Comunidade Eclesial de Base (CEB) Padre Josino, na Cooperativa Habitacional Shangri-lá, na Taquara, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Foto: Alexandre Cerqueira

Hoje, a Cooperativa Habitacional e Mista Shangri-lá abriga 29 famílias. Mesmo com as casas prontas e as pessoas vivendo em boas condições, desafios ainda permanecem. A situação fundiária da comunidade ainda não foi plenamente regularizada, o que coloca moradores numa situação de insegurança em relação à sua posse. A crescente presença das milícias também traz novas ameaças para o bem estar no local. Além disso, moradores mais antigos relatam um enfraquecimento da união e do senso de coletividade após a entrega das casas. É como se, após toda a luta coletiva, cada um entrasse na sua casa e passasse a tocar a vida individualmente.

Os novos desafios de Shangri-lá levam à busca por novas soluções. Atualmente, os moradores estão procurando formas de preservar o espírito coletivo na gestão do seu território e a regularização fundiária. A autogestão, princípio que esteve sempre presente na história da cooperativa, segue sendo um norte para a atuação das lideranças locais, que procuram um arranjo organizativo capaz de assegurar um processo participativo nas decisões tomadas. Outra reivindicação também é pela regularização fundiária, uma forma de garantir que todo o esforço para conquistar a moradia não seja perdido. Eles demandam o reconhecimento oficial do direito à terra de Shangri-lá. No entanto, alguns receiam que a titulação individual possa prejudicar ainda mais o senso de coletividade local e exacerbar o individualismo, além de, ao mesmo tempo, atrair o risco da especulação imobiliária. Uma das alternativas sendo debatidas na comunidade é o Termo Territorial Coletivo (TTC), um novo modelo de gestão da terra que está previsto no projeto de lei de revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro. Desde 2022, há um projeto em curso em Shangri-lá para discutir o TTC como uma possível solução fundiária para a comunidade, mantendo o ideal da gestão coletiva da terra tão defendida pelos princípios cooperativistas e, ao mesmo tempo, garantindo uma autonomia individual nos usos das moradias.

A história da Cooperativa Shangri-lá traz importantes lições para olharmos para a questão habitacional e para seus desafios. O problema do acesso à moradia, por vezes, é abordado de maneira dual: ou o Estado como protagonista ou algo que deve ser deixado para o mercado. Shangri-lá oferece um terceiro caminho, a moradia conquistada a partir da ação dos próprios moradores, um processo chamado de produção social do habitat. O legado dessa abordagem pode ser visto nas paredes, portas e janelas de Shangri-lá, que guardam uma história de protagonismo comunitário. Um processo que foi responsável por construir muito mais do que casas, mas uma comunidade inteira.


Apoie nossos esforços para fornecer apoio estratégico às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.