‘Qual Favela Vocês Construíram na Mente de Vocês?’ Dois Cineastas Negros Discutem a Representação no Cinema [VÍDEO]

Click Here for English

Este minidocumentário faz parte da série antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que trouxe conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021—Enraizando o Antirracismo nas Favelas: Desconstruindo Narrativas Sociais sobre Racismo no Rio de Janeiro.

Qual Favela Vocês Construíram na Mente de Vocês? surge a partir do medo. Do medo da favela e do favelado construído no imaginário coletivo pelo cinema nacional. Medo vivenciado por mim desde a minha infância. Nos anos 2000, uma série de filmes com o recorte estigmatizado das favelas cariocas como—Cidade de Deus, Era uma Vez, Última Parada do 174, Tropa de Elite e Cidade dos Homens—foi produzida e eu, como morador de um bairro do interior de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, me tornava um pequeno espectador dos filmes. Lembro que durante essa época eu sentia muito medo de andar pelo Centro do Rio e a favela se construía em minha mente como um lugar inseguro, onde a qualquer momento poderiam tirar a minha vida.

Qual Favela Vocês Construíram na Mente de Vocês? é um minidocumentário que parte do desconforto com o senso comum e com os moldes já apresentados pelas narrativas hegemônicas sobre a favela, centrado no relato e na análise de dois cineastas negros: a cineasta e historiadora Kelly Tiburcio, diretora do filme Não Grita, e o cineasta Yuri Costa, diretor do filme Egum.

“É sempre a violência pela violência. Em nenhum momento se problematiza porquê? Não tem uma visão mais critica, é só uma exposição… Eu já tentei no espaço comercial uma outra representação [da favela]… [a banca] criticou, ‘não tem traficante nessa história?’… [Pediram pra mim:] providencia alguma violência.” — Kelly Tiburcio

“A invisibilidade da produção negra neste país não é fruto apenas da negligência, não é fruto da ignorância. É um projeto… [Temos que ter] uma nova narrativa, construída do zero, a partir de referências negras.” — Yuri Costa

Assista o Minidoc Aqui.

Cleyton Santanna é jornalista e roteirista, formado pela UFRRJ e pela CriaAtivo Film School. Em seu canal no YouTube, discorre sobre curiosidades, ancestralidade e cultura afro-brasileira. Em 2017, produziu dois documentários: “Entre Negros” e “Tudo Vai Ficar Bem”, e em  2018, foi premiado como roteirista, com o curta-metragem: “Vandinho” pela Creative Economy Network. Atualmente, atua como comunicador no Museu do Amanhã e apresentador do podcast Influência Negra.

Este minidocumentário faz parte da série antirracista do RioOnWatch. Conheça o nosso projeto que trouxe conteúdos midiáticos semanais ao longo de 2021—Enraizando o Antirracismo nas Favelas: Desconstruindo Narrativas Sociais sobre Racismo no Rio de Janeiro.

Compartilhe com a gente a sua opinião sobre essa matéria clicando aqui.


Apoie nossos esforços para fornecer assistência estratégica às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.