O Que os Candidatos a Prefeito do Rio Propõem para as Favelas?

Click Here for English

collage-2016-09-222

A maioria dos candidatos a prefeito do Rio limita-se a falar superficialmente das favelas da cidade no contexto de suas propostas de política habitacional. No entanto dos 11 candidatos a prefeito do Rio cinco oferecem propostas específicas para as favelas: Marcelo Freixo (PSOL), Jandira Feghali (PCdoB), Alessandro Molon (REDE), Cyro Garcia (PSTU) e Pedro Paulo Carvalho Teixeira (PMDB).

A lista de Marcelo Freixo é a mais extensa: ele propõe dar fim às remoções, promover a posse da terra, redirecionar os Postos de Orientação Urbanística e Social (POUSOs) para combater a gentrificação e orientar o adensamento, implementar a coleta de lixo e limpeza das ruas, e promover hospedagem no estilo Cama e Café. Várias outras iniciativas em toda a cidade começariam nas favelas e nas áreas de baixa renda, tais como internet de alta velocidade grátis, políticas de ações afirmativas de trabalho local e o desenvolvimento de espaços públicos.

As propostas de Jandira Feghali dão prioridade à urbanização das favelas, regularização fundiária e titulação da terra, e integração das favelas com o serviço público e de transporte. Ela também quer construir vias de acesso de baixo custo para aumentar a mobilidade dentro das favelas, tais como elevadores e rampas.

collage-2016-09-223

Alessandro Molon quer utilizar a participação comunitária para desenvolver diagnósticos locais para que ele possa compreender os principais desafios das favelas–apesar de que a pesquisa de 18 meses feita por Marcelo Freixo através do movimento Se A Cidade Fosse Nossa, em que ele viajou por todo o Rio participando de debates públicos com os moradores para definir as prioridades para as diferentes áreas e demografias, tenha feito exatamente isso. Alessandro Molon também quer retomar os projetos de urbanização das favelas.

Cyro Garcia e Pedro Paulo Carvalho Teixeira têm as contribuições menos substanciais: a única política de Cyro Garcia é acabar com as remoções, enquanto Pedro Paulo Carvalho Teixeira, que representa uma continuação dos programas do atual Prefeito Eduardo Paes, diz que quer retomar o Morar Carioca para integrar as favelas à cidade. No entanto, o registro de Eduardo Paes como prefeito mostra que o programa não foi uma prioridade para o PMDB, pois o Morar Carioca foi convenientemente abandonado pelo prefeito tão logo as eleições de 2012 terminaram.

A única proposta de Carmen Migueles (NOVO) relacionada às favelas é criar opções de habitação acessível fora das favelas. Enquanto isso, os outros candidatos a prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB, atualmente liderando as pesquisas), Carlos Osório (PSDB), Índio da Costa (PSD), Thelma Bastos (PCO) e Flávio Bolsonaro (PSC) deixam de mencionar as favelas nos seus manifestos, apesar das favelas representarem 24% da população da cidade e o seu segmento mais vulnerável.

collage-2016-09-221