Divulgação: Coletiva de Imprensa Sobre a Fome Causada pela Covid-19, HOJE

Já Morreram Mais nas Favelas do Rio de Janeiro do que em 164 Países

Click Here for English

PARA LANÇAMENTO IMEDIATO [PDF DO RELEASE]

‘UM ANO DE DERROTAS! QUAL A SOLUÇÃO?’

Painel Unificador Covid-19 nas Favelas realiza sua quarta coletiva de imprensa junto da Rede Favela Sustentável nesta quinta-feira, 29 de abril, às 14h. 

Clique aqui para se inscrever.

28 de abril de 2021 — Dez meses após lançar o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas (www.favela.info), coletivos da sociedade civil fluminense voltam a denunciar a falta de políticas públicas de combate ao novo coronavírus. Desta vez, a pauta é múltipla e aterrorizante: o acúmulo de mortes nas favelas do Estado do Rio de Janeiro por Covid-19 vem sendo agravado por inúmeros outros fatores: desde a insegurança alimentar à evasão escolar, da saúde mental à sobrecarga nos movimentos comunitários, e muito mais.

Não perca a coletiva de imprensa “Um Ano de Derrotas! Qual a Solução?” que juntará 15 mini-falas críticas e urgentes de lideranças de favelas do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas e da Rede Favela Sustentável, representando a região metropolitana do Rio. Serão abordados os temas das derrotas para além do massacre imposto pela negligência estatal em torno da Covid-19: insegurança alimentar e retorno da fome; dificuldade de acesso à saúde, testagem e vacina; retorno das operações policiais; impactos da evasão escolar; saúde mental; e violência doméstica.

A quarta coletiva do Painel acontecerá na quinta-feira, 29 de abril. Nela, os 22 coletivos que compõem o Painel e 27 outras organizações assinantes da carta em prol da Vacina Pra Favela, Já! irão denunciar a fome e demandar políticas urgentes de combate ao contágio do coronavírus nas favelas. Abordaremos as possíveis soluções: auxílio emergencial, campanhas por alimentos, e acesso prioritário à vacinas nas favelas.

O Painel Unificador, que com a passagem de tempo vem acessando novas fontes de dados sobre o alcance do coronavírus nas favelas, hoje reporta 44.799 casos e 4.379 óbitos nas favelas da região metropolitana, sendo 39.961 casos e 3.457 óbitos em favelas dentro do município do Rio de Janeiro. O Painel Unificador representa hoje, 66% dos domicílios das favelas na cidade do Rio.

Se juntando ao Painel para esta coletiva, a Rede Favela Sustentável é uma rede de base comunitária integrando centenas de iniciativas socioambientais nas favelas da Grande Rio, desde hortas comunitárias e sistemas de esgotamento comunitário a museus e projetos de energia solar. Porém, desde o início da pandemia todos os projetos integrantes da Rede voltaram suas ações para atenderem as demandas por prevenção e resposta à Covid-19 em seus territórios.

Já ocorreram mais mortes nas favelas do Rio de Janeiro do que em 164 países inteiros. O Painel Unificador Covid-19 nas Favelas é realizado através de uma metodologia altamente participativa que, na atual falta de testagem em massa na maioria dos territórios, compreende que as informações oriundas de uma base local qualificada são as que se aproximam mais da realidade. A partir de fontes locais, o Painel começou a montar sua base de dados em julho de 2020 e a cada semana vem adicionando novas fontes. Mais recentemente, optamos por uma metodologia de Zona de Influência de Códigos de Endereços Postais (CEPs), identificando os que melhor representam áreas de favela. Assim, a partir de dados por CEP, conseguimos até 26/04 abranger 268 favelas, sendo seis em municípios vizinhos, em especial Itaguaí.

Nesta coletiva realizada no décimo mês do Painel, apresentaremos os novos dados preocupantes e um debate com lideranças comunitárias de favela descrevendo a realidade deste momento crítico da pandemia — e dando voz às suas demandas. Haverá também o lançamento de uma campanha internacional por doações de alimentos e divulgação de uma lista completa de campanhas comunitárias por cestas básicas.

Verifique a agenda da quarta coletiva do Painel Unificador: 

14h00-14h10 Introdução e lançamento da campanha internacional;
14h10-14h20 Apresentação dos dados atuais do Painel Unificador;
14h20-15h Participação de lideranças comunitárias refletindo sobre a situação atual em suas comunidades e possíveis soluções neste momento crítico da pandemia;
15h00-15h30 Perguntas e respostas dos jornalistas

Para esta coletiva, já foram confirmados apresentações ou depoimentos dos seguintes integrantes do Painel e da Rede Favela Sustentável:

  1. Ana Leila Gonçalves – Centro Social Fusão, Mesquita
  2. Ana Santos – Centro de Educação Multicultural, Complexo da Penha
  3. Andressa Cabral Botelho – Maré de Notícias, Complexo da Maré
  4. Anna Paulade Albuquerque Sales – A.M.I.G.A.S. (Associação de Mulheres de Itaguaí Guerreiras e Articuladoras Sociais)
  5. Douglas Heliodoro – Coletivo Conexões Periféricas, Rio das Pedras
  6. Emerson de Souza – Associação de Moradores do Horto Florestal
  7. Fábio Leon – Fórum Grita Baixada
  8. Geiza de Andrade – Educadora socioambiental, Vila Kennedy
  9. Iara de Oliveira – Alfazendo, Cidade de Deus
  10. Irenaldo Honório da Silva – Técnico de Enfermagem, Comunidade Pica-Pau Cordovil
  11. Kádina Bastos – Fazendo Mágica com Tecido, Vila Aliança
  12. Laurinda Delgado – Semeando Coréia, Mesquita
  13. Nill Santos – Mulheres de Atitude e Compromisso Social (AMAC), Duque de Caxias
  14. Rachel Viana – Professora da rede Estadual do RJ
  15. Renata Gracie – Icict/Fiocruz
  16. Tânia Alexandre da Silva – Associação de Mulheres Edson Passos (AMEPA), Comunidade Cosmorama, Mesquita
  17. Theresa Williamson – Diretora Executiva, Comunidades Catalisadoras (ComCat)

SERVIÇO: Quarta Coletiva de Imprensa

QUANDO: Quinta-feira, 29 de abril de 2021, das 14 às 15:30 horas 

ONDE: No Zoom. Inscrições para imprensa, assessores parlamentares e mobilizadores de favela aqui. Grande público: assista ao vivo no Facebook aqui.

CRÉDITOS

Realização: Comunidades Catalisadoras (ComCat)

Parceiros: A.M.I.G.A.S. | Centro Social Fusão | Coletivo Conexões Periféricas-RP | Covid por CEP | Data_LabeDicionário de Favelas Marielle Franco | Fala Roça | Favela Vertical | Fiocruz | Fórum Grita Baixada | Frente de Mobilização da Maré | Instituto Educacional Araujo Dutra | LabJaca | Maré de Notícias | Mulheres de Frente | Observatório de Favelas | PerifaConnection | Redes da Maré | SOS Providência | TETO | Voz das Comunidades

Desenvolvimento e atualizações: Esri – Environmental Systems Research Institute
Dados Demográficos: Prefeitura Rio e IBGE 2010
Tecnologia de integração: Integromat
Vídeo de divulgação: LabJaca (veja video.favela.info)

 #DadosSalvamVidas #DadosSãoPoder #Covid19NasFavelas #PainelUnificadorDasFavelas

CONTATOS

Painel Unificador/ComCat: contato@favela.info WhatsApp +55-21-991976444
Internacional/inglês: press@catcomm.org +1-301-637-7360
Facebook do Painel Unificador: fb.favela.info