Eleições 2024: Conheça Candidatos à Vereança das Favelas do Rio

Candidatos de Favela 2024

Esta matéria faz parte de uma série sobre as eleições de 2024, com enfoque nas perspectivas das favelas do Grande Rio.

O município do Rio de Janeiro conta com 5.009.373 eleitores registrados, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e uma população estimada de 6.211.423 pessoas, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE. Nas eleições municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro, os eleitores cariocas irão escolher entre 1.023 candidaturas registradas para as 51 cadeiras da Câmara Municipal. Com o objetivo de identificar quais candidatos têm origem ou residem nas favelas da capital, RioOnWatch realizou uma pesquisa para destacar possíveis representantes dessas comunidades, que concorrem no pleito de outubro.

No entanto, a principal dificuldade que enfrentamos em nossa pesquisa é que o site do TSE não disponibiliza informações sobre a origem territorial ou local de moradia dos candidatos, fornecendo apenas o município de nascimento. Isso impossibilita a identificação exata de quantos candidatos são oriundos ou moradores de favelas. Para contornar essa limitação, utilizamos como ferramenta os perfis dos candidatos em redes sociais, informações publicadas em mídias comunitárias e de favelas, além do acompanhamento do projeto Conexões Periféricas RP nas Eleições Municipais 2024: Participação Política das Favelas. Esse projeto tem como objetivo entrevistar candidaturas de favelas à vereança na cidade do Rio, permitindo identificar potenciais representantes desses territórios.

Com isso, em seguida, a matéria compartilha minibios dos candidatos das favelas que identificamos, que concorrerão à vereança no município do Rio de Janeiro. Essa ênfase se dá pela importância de aumentar a representatividade em espaços de poder, destes territórios que apesar de serem o local de moradia de um quarto da população da cidade, não são representados e sim negligenciados pelo poder público há mais de um século.

Atualmente, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro conta com a presença de  quatro mulheres autodeclaradas pretas ou pardas, todas de favelas ou periferias cariocas: Monica Cunha (PSOL), cria do Manguinhos, Tainá de Paula (PT), da Praça Seca, Tânia Bastos (Republicanos), da Ilha do Governador, e Thais Ferreira (PSOL), de Vaz Lobo, todas localidades da Zona Norte, excetuando-se a Praça Seca, que fica na Zona Oeste. Todas as vereadoras negras faveladas e periféricas da legislatura atual concorrem à reeleição em 2024.

Babu Santana, Vidigal — 50050. Foto: Divulgação
Babu Santana, Vidigal — 50050. Foto: Divulgação

Babu Santana, Vidigal — 50050

Babu Santana é ator, cria do VidigalZona Sul, cuja trajetória artística foi marcada pela formação no grupo de teatro Nós do Morro. Com mais de 15 anos de carreira cinematográfica, tem em seu currículo mais de 40 filmes, nacionais e internacionais, além de uma participação politizada e racializada em um reality show de grande sucesso. Babu concorre à vereança da cidade do Rio de Janeiro pelo PSOL.

Se eleito, Babu pretende desenvolver projetos nas áreas sociais e culturais, nas quais já possui um histórico de engajamento. Em suas redes sociais, ele defende a cultura popular, a arte periférica e de favela, apoiando o fortalecimento comunitário por meio da arte, da cultura e da educação.

Saiba mais pelo Instagram de Babu

Camila Moradia, Complexo do Alemão — 13578

Camila Moradia, Complexo do Alemão — 13578. Foto: Redes Sociais
Camila Moradia, Complexo do Alemão — 13578. Foto: Redes Sociais

Camila Moradia é candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), mulher negra e cria do Complexo do Alemão (CPX), Zona Norte. Nascida e criada especificamente na Favela da Grota, desde jovem, milita pelos direitos humanos e sobretudo pelo direito à moradia em seu território, inspirada por sua mãe. É também fundadora do Mulheres em Ação no Alemão (MEEA), projeto de luta por direitos humanos e pelo direito das mulheres, que desenvolve um trabalho de mitigação da violência contra as mulheres, promovendo o empoderamento feminino, além de acolher famílias vulneráveis no Complexo do Alemão, Penha e Favela da Galinha, entre Inhaúma e Engenho da Rainha.

Camila tornou-se liderança comunitária em 2010, após a remoção na Favela da Skol, quando passou a representar aproximadamente 1.300 famílias. Foi reconhecida internacionalmente, em 2021, ao ser escolhida pela Front Line Defenders, que reconhece o trabalho de defensoras e defensores de direitos humanos em risco, na categoria América Latina.

Saiba mais pelo Instagram de Camila

Carol Santos, Turano — 16555

Carol Santos. Foto: Divulgação
Carol Santos. Foto: Divulgação

Carol Santos, candidata a vereadora pelo PSTU e integrante do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores (MRT), nasceu em Iguaí, Bahia, e veio morar no Turano, Rio de Janeiro. Foi estudante cotista de História na UERJ. Sua campanha visa um “projeto socialista e revolucionário, com foco na classe trabalhadora”, além de fortalecer a luta da juventude, mulheres, negros, LGBTQIAPN+ e indígenas.

Carol enfatiza em suas propostas a luta contra qualquer tipo de pacto de conciliação de classes e acordos que negociem os direitos da classe trabalhadora em nome da governabilidade. É contra a guerra às drogas e defende sua legalização, apoia os direitos das mulheres trabalhadoras terceirizadas, além de lutar por creches e permanência estudantil para mães trabalhadoras nas universidades públicas.

Saiba mais pelo Instagram de Carol

Clatia Vieira, Morro da Coroa — 13456

Clatia Vieira, moradora do Morro da Coroa, em Santa Teresa, é candidata a vereadora pelo PT.

Clatia Vieira. Foto: Divulgação
Clatia Vieira. Foto: Divulgação

Formada em Direito e atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET, Clatia é militante no Fórum de Mulheres Negras do Rio de Janeiro e uma ativa defensora dos direitos humanos, especialmente dos direitos das mulheres negras. Ela já foi presidente da Associação de Moradores do Morro da Coroa por duas vezes.

Em suas redes sociais, Clatia apresenta propostas que giram em torno da luta pela segurança alimentar, pelo trabalho, pela moradia digna, pela saúde e por uma educação de qualidade que contemple todos. Ela também se compromete a combater a violência e a promover políticas que garantam igualdade de oportunidades para todos. Seus compromissos incluem a construção de uma cidade justa, sem desigualdades sociais, onde todos tenham o direito de viver sem medo da violência, do racismo e de qualquer tipo de discriminação.

Saiba mais pelo Instagram de Clatia

Coletivo por Jacarepaguá, Asa Branca, Anil, Gardênia, CDD — 23456

Coletivo por Jacarepaguá. Foto: Divulgação
Coletivo por Jacarepaguá. Foto: Divulgação

O Coletivo por Jacarepaguá é um coletivo formado por: Bezerra, liderança histórica ex-presidente da Associação de Moradores da Asa Branca em Curicica e da FACBARJA (Federação de Associações de Moradores da marra, Recreio, Jacarepaguá e Adjacências); pelos professores de educação física e técnicos de futebol em seus projetos sociais há mais de 20 anos Laerte do Anil e Lorival da Cidade de Deus;  a administradora de empresas Elaine Leite que gera oportunidades para apoiar mulheres após serem encarceradas; Mary da Gardênia Azul; e Arony Andrade, psicólogo que realiza atendimentos gratuitos com crianças das comunidades do Anil, Cidade de Deus e Freguesia.

O partido pelo qual estão concorrendo é o Cidadania. Entre as propostas do coletivo, está a união de forças por Jacarepaguá, com o objetivo de desenvolver um trabalho contínuo, por meio de políticas públicas que defendam os direitos e interesses dos moradores da região e dos entornos, com 11 propostas para o Rio, entre elas: criação da Casa do Autista, tornar obrigatória Educação Física, fim da aprovação automática, e psicólogos para toda rede de ensino.

Saiba mais pelo Instagram do Coletivo

Douglas Heliodoro. Foto: Divulgação
Douglas Heliodoro. Foto: Divulgação

Douglas Heliodoro, Rio das Pedras — 19003

Douglas Heliodoro é professor, comunicador e educador popular, cria do Rio das Pedras, Zona Oeste, candidato a vereador no Rio pela REDE. Ele é membro fundador do Coletivo Conexões Periféricas, que atua em iniciativas de organização e comunicação comunitária, focadas em mitigação de questões relacionadas à desigualdade social, saúde pública e acesso a serviços básicos, como a luta por justiça energética, enfrentadas por moradores de favelas.

Douglas vem nessa disputa a vereança buscando mais representatividade da favela nesses espaços de poder, com a construção de uma candidatura de base local, para pensar e construir a cidade a partir das favelas e periferias. Seus focos são: educação, meio ambiente e juventude. Na educação, Douglas critica a falta de valorização dos docentes na rede municipal do Rio e destaca a necessidade de formação continuada para professores com foco em uma educação antirracista. Ele propõe parcerias com instituições renomadas como o Instituto Pretos Novos e universidades públicas para melhorar a capacitação dos educadores. Em relação à crise climática ele defende a necessidade de políticas públicas que preparem a cidade para os desafios ambientais que já estão afetando as áreas mais vulneráveis.

Saiba mais pelo Instagram de Douglas

Felipe Brasileiro. Foto: Divulgação
Felipe Brasileiro. Foto: Divulgação

Felipe Brasileiro, Complexo da Maré — 55570

Felipe Brasileiro, candidato a vereador pelo Partido Social Democrático (PSD), foi nascido e criado no Complexo da Maré. É conhecido por seu forte envolvimento com as causas da comunidade. Por meio da campanha “Onda Amarela”, ele busca representar os interesses dos moradores de favela na Câmara Municipal.

Felipe, que se autointitula “Filho da Maré”, se dedica a defender os interesses de seu território e, em suas redes sociais, destaca propostas focadas em melhorias para a comunidade, especialmente nas áreas de infraestrutura, segurança e acesso a serviços públicos básicos.

Saiba mais pelo Instagram de Felipe

Maíra do MST, Jacarepaguá — 13713

Maíra do MST. Foto: Divulgação
Maíra do MST. Foto: Divulgação

Maíra do MST, candidata a vereadora pelo PT, é militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Levante Popular da Juventude. Nascida e criada em Jacarepaguá, é formada em pedagogia pela UERJ, e tem uma trajetória de lutas periféricas, nos movimentos sociais, na mobilização e organização de jovens em torno de causas populares e democráticas.

Suas propostas, caso eleita vereadora, se alinham com a construção de um mandato popular, coletivo, e têm como eixo central combater a fome dos cariocas, defender a educação pública e garantir o direito à cidade. Além disso, ela aposta na construção e fortalecimento dos movimentos populares e na união entre campo, favela e juventude na luta pela reforma agrária popular.

Saiba mais pelo Instagram de Maíra

Maria dos Camelôs, Centro — 50014

Maria de Lourdes, conhecida como “Maria dos Camelôs”. Foto: Bárbara Dias
Maria de Lourdes, conhecida como “Maria dos Camelôs”. Foto: Bárbara Dias

Maria dos Camelôs é uma liderança de classe da cidade do Rio de Janeiro, candidata a vereadora pelo PSOL e conhecida por sua luta em defesa dos direitos dos camelôs, há mais de 25 anos. Nascida em Caratinga, em Minas Gerais, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda muito nova. Após um casamento marcado pela violência doméstica, Maria decidiu se separar do primeiro marido, saindo de casa com seus filhos. Sem sustento, veio de um ofício que a partir de então virou também um instrumento de militância popular: o trabalho como camelô.

Atualmente, é coordenadora do Movimento Unido dos Camelôs (MUCA), fundado em 2003, uma organização de combate à repressão aos trabalhadores informais e de luta por melhores condições de trabalho. Em sua intensa militância, Maria já enfrentou muita truculência e violência por parte da Guarda Municipal durante operações de repressão aos camelôs. Além de lutar pelos direitos dos camelôs, Maria morou na Ocupação Chiquinha Gonzaga e foi ativa no Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio, denunciando violações de direitos humanos relacionadas aos megaeventos. É mãe, feminista e atua na defesa da moradia digna e dos direitos das mulheres.

Saiba mais pelo Instagram de Maria dos Camelôs

Mônica Benício, Complexo da Maré — 50123

Monica Benicio. Foto: Divulgação
Monica Benicio. Foto: Divulgação

Mônica Benício é vereadora e candidata à reeleição pelo PSOL. Ela é cria da Maré, mestra em arquitetura, tem especialização em “violência e direito à cidade”, é lésbica, feminista e tem uma trajetória marcada pela militância em direitos humanos e pela defesa da população LGBTQIAPN+. Sua atuação como vereadora foi fortemente pautada na luta por justiça por Marielle Franco, sua esposa, brutalmente assassinada em 2018, por sua defesa parlamentar do direito à moradia.

Mônica atua na promoção de políticas públicas que garantam a inclusão social e a defesa dos direitos das mulheres e da população LGBTQIAPN+. Ela é presidenta das comissões de Cultura e de Defesa da Mulher. Seus projetos enfatizam a luta contra as opressões de gênero no Rio de Janeiro. Caso seja eleita para seu segundo mandato, Mônica tem como objetivo continuar viabilizando uma cidade que ofereça mais dignidade para toda a população, especialmente para mulheres, LGBTQIAPN+ e moradores de favelas e periferias.

Saiba mais pelo Instagram de Mônica Benício

Monica Cunha, Manguinhos — 50007

Monica Cunha. Foto: Divulgação
Monica Cunha. Foto: Divulgação

Monica Cunha é vereadora e candidata à reeleição pelo PSOL. Cria da favela de Manguinhos, tem mais de 20 anos de luta contra a violência de Estado—que ceifou a vida de seu filho Rafael da Silva Cunha—e na defesa dos direitos humanos. É fundadora do Movimento Moleque, focado no apoio a adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Em seu primeiro mandato como vereadora, Monica criou a primeira Comissão de Combate ao Racismo, na qual atua como presidenta, além de ser vice-presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos.

Monica é uma liderança reconhecida por seu compromisso com a justiça social e a construção de uma cidade antirracista. Sua candidatura à reeleição representa a continuidade do mandato que foi apelidado de bonde antirracista. Além de sua militância antirracista, ela foi responsável pela criação de leis importantes, como a Lei da Semana Municipal em Memória das Vítimas de Violência Armada e o Dia Municipal do Jongo, promovendo a valorização da cultura negra e a memória das vítimas de violência estatal.

Saiba mais pelo Instagram de Monica Cunha

Mônica Francisco, Borel — 13888

Mônica Francisco. Foto: Divulgação
Mônica Francisco. Foto: Divulgação

Mônica Francisco é militante social e política, cria do Borel, e candidata ao cargo de vereadora pelo PT em 2024. Formada em Ciências Sociais, ela se destaca como feminista e pastora evangélica, além de ser uma defensora dos direitos das mulheres e promotora da igualdade racial. Em sua trajetória política, Mônica já ocupou o cargo de deputada estadual pelo PSOL na legislatura de 2019 a 2022, onde se destacou como a primeira mulher negra a presidir a Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da ALERJ

A trajetória política de Mônica Francisco é marcada por sua atuação na área de direitos humanos, com foco especial nas populações das favelas e comunidades marginalizadas. Recentemente, ela se filiou ao PT, onde continua sua militância, focada na valorização das favelas e na construção de políticas públicas que potencializem esses territórios.

Saiba mais pelo Instagram de Mônica Francisco

Pai Dario, Serrinha — 50077

Pai Dário. Foto: Divulgação
Pai Dário. Foto: Divulgação

Pai Dário Onísègun, cria da Serrinha em Madureira, é candidato a vereador pelo PSOL. Babalorixá e defensor das religiões de matriz africana, ele luta pelos direitos das comunidades quilombolas. Suas bandeiras incluem a ocupação da cidade pelo povo de axé, a valorização do povo preto, da cultura, das pessoas LGBTQIA+ e das periferias.

Seu principal projeto político, caso seja eleito, é a luta contra o racismo e a intolerância religiosa, que têm crescido com os ataques a terreiros de Candomblé e Umbanda. Ele propõe a criação de políticas públicas que garantam o respeito e a proteção desses espaços de culto ao sagrado. Pai Dário também destaca a importância de um Estado verdadeiramente laico e o fortalecimento da educação sobre a história e a cultura afro-brasileira nas escolas.

Saiba mais pelo Instagram de Pai Dario

Rafaela Albergaria, Baixada Fluminense — 65000

Rafaela Albergaria. Foto: Divulgação
Rafaela Albergaria. Foto: Divulgação

Rafaela Albergaria é ativista e pesquisadora brasileira, cria da Baixada Fluminense, região do Grande Rio, e candidata a vereadora pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Mestra em Serviço Social pela UFRJ, ela se dedica a estudar e militar em torno de temas relacionados aos Direitos Humanos, racismo institucional, segurança pública e políticas de reparação. É uma das articuladoras do movimento Mulheres Negras Decidem, um projeto de formação política e reposicionamento de temas na agenda pública, com o objetivo de eleger mulheres pretas. Além disso, é idealizadora do Observatório dos Trens, que foca em questões de segurança e desigualdade nos transportes ferroviários do Rio.

Rafaela começou a se mobilizar em torno da segurança nos transportes públicos e a denunciar a segregação socioespacial que afeta a população negra e periférica do Rio de Janeiro, após a trágica morte de sua prima, Joana Bonifácio, em um acidente nos trens da Supervia. Ela é coautora de livros sobre mobilidade urbana e racismo, como Não Foi Em Vão e Mobilidade Antirracista.

Saiba mais pelo Instagram de Rafaela

Salvino Oliveira, Cidade de Deus — 55255

Salvino Oliveira. Foto: Divulgação
Salvino Oliveira. Foto: Divulgação

Salvino Oliveira é um jovem candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo PSD, cria da Cidade de Deus e formado em gestão pública pela UFRJ. Salvino ocupou o cargo de Secretário de Juventude do Rio de Janeiro durante parte da terceira gestão de Eduardo Paes à frente da prefeitura. Ele atuou na construção de políticas públicas voltadas para a juventude carioca. Segundo ele, sua “missão é [era] trabalhar sonhos“.

Em sua campanha para vereador, Salvino destaca a importância de criar oportunidades para a promoção, o desenvolvimento social e econômico do município, com foco especial nas juventudes de favelas. Em suas redes sociais, ele ressalta os números de projetos desenvolvidos durante sua gestão como secretário, que, segundo ele, impactaram positivamente mais de 200.000 jovens, com a criação de centros públicos dedicados à capacitação profissional e à prática esportiva.

Saiba mais pelo Instagram de Salvino

Tainá de Paula, Praça Seca — 13777

Tainá de Paula. Foto: Divulgação
Tainá de Paula. Foto: Divulgação

Tainá de Paula, cria da Praça Seca, é arquiteta e urbanista, defensora dos direitos sociais e urbanos, com foco nas favelas e periferias. Vereadora pelo PT e candidata à reeleição, Tainá também comandou a Secretaria de Meio Ambiente e Clima. Ela é uma parlamentar comprometida com a luta contra as injustiças sociais, dedicando-se à criação de legislações e políticas públicas voltadas especialmente para o povo preto, mulheres, mães, pessoas LGBTQIA+ e populações periféricas e de favelas.

Seu trabalho se destaca na construção de uma política que parte das bases, das favelas e comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro. Tainá apresentou mais de 100 projetos de lei na Câmara, com destaque para a Lei Pedro Gonzaga, que combate o racismo e a homofobia, e a Lei de Combate à Violência Obstétrica, que garante assistência humanizada no SUS. Como secretária de meio ambiente e clima, ela colocou mulheres de favela no centro do debate com o Programa Guardiãs das Matas, além de incluir a juventude nessa pauta com o Programa Jovens Negociadores pelo Clima.

Saiba mais pelo Instagram de Tainá

Thais Ferreira, Vaz Lobo — 50010

Thais Ferreira. Foto: Divulgação
Thais Ferreira. Foto: Divulgação

Thais Ferreira é vereadora pelo PSOL, candidata à reeleição e cria de Vaz Lobo, Zona Norte do Rio. É conhecida por sua defesa ativa dos direitos das mulheres, destacando-se em questões relacionadas à primeira infância, saúde das mulheres, igualdade racial e combate ao racismo.

Ela foi uma das fundadoras de projetos voltados para mães e crianças em situação de vulnerabilidade, como o “Mãe&Mais“, que oferece educação em saúde para mães e crianças da periferia, e a campanha comunitária “Segura a Curva das Mães“, que atendeu mais de 2.000 mães em situação de vulnerabilidade durante a pandemia em 2020. Seu mandato na Câmara é conhecido como “MÃEDATA” e Thais diz ser a vereadora das mães. Caso reeleita, continuará seu trabalho com foco na primeira infância, cultura, economia criativa, direito à cidade, e educação, além da luta contra o racismo.

Saiba mais pelo Instagram de Thais

Tiago Santana, Vila Kennedy — 13021

Tiago Santana. Foto: Divulgação
Tiago Santana. Foto: Divulgação

Tiago Santana, presidente do PT no Rio de Janeiro e candidato a vereador, é cria da Vila Kennedy, Zona Oeste da cidade. Sua trajetória é marcada pela defesa da igualdade racial e da justiça social. Ele advoga por pautas que garantam os direitos do povo trabalhador, focando na melhoria dos sistemas de transporte público, educação, saúde, esporte, cultura e lazer.

Santana também prioriza propostas que assegurem moradia popular digna, por meio de planejamento urbano, ampliação do saneamento, segurança e arborização dos bairros populares. Outra prioridade é a urbanização das favelas cariocas, sendo contra a política de remoções nesses territórios.

Saiba mais pelo Instagram de Tiago

Vânia Dutra, Guadalupe — 40404

Vânia Dutra, candidata a vereadora pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), é cria de Acari e moradora do bairro de Guadalupe.

Vânia Dutra. Foto: Divulgação
Vânia Dutra. Foto: Divulgação

Vânia é servidora pública, doutora em serviço social e fundadora do Instituto Educacional Araújo Dutra, uma organização não governamental que, através da educação, dá assistência a crianças, adolescentes e idosos, com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais.

Dentre algumas propostas presentes em suas redes sociais, Vânia destaca o desenvolvimento local da Zona Norte do Rio de Janeiro, com melhorias de infraestrutura em favelas e periferias; incentivo a programas de saúde para mulheres entre 45 e 60 anos; criação de uma câmara parlamentar para economia inclusiva e antirracista, com prioridade para inclusão socioprodutiva; incentivo a recursos orçamentários para a criação de um centro de convivência para idosos em Guadalupe; e um plano de cargos e salários para os servidores públicos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Saiba mais pelo Instagram de Vânia

Candidatos à Vereança do Rio de Janeiro Crias ou Moradores de Favelas:

CANDIDATO PARTIDO FAVELA/REGIÃO NÚMERO INSTAGRAM
ADELSON PEREIRA GUEDES PT Rocinha 13011 https://www.instagram.com/guedesadelsonpereira/
ANA CLAUDIA DOS SANTOS PT Complexo do Chapadão  13007 N/A
BABU SANTANA PSOL Vidigal 50050 https://www.instagram.com/babusantana 
CAMILA MORADIA PT Complexo do Alemão 13578 https://www.instagram.com/camilamoradia 
CAMILA PEÇANHA  PT Vila Kennedy 13137 https://www.instagram.com/acamilapecanha 
CARLINHOS DA MARÉ PP Complexo da Maré 11221 https://www.instagram.com/carlinhosdamare 
CAROL SANTOS PSTU Turano 16555 https://www.instagram.com/a.carolina 
CLÁTIA VIEIRA PT Morro da Coroa 13456 https://www.instagram.com/clatiavieira 
COLETIVA CARIOCA PSOL Baixada/periferias 50021 https://www.instagram.com/coletivacarioca 
COLETIVO JPA CIDADANIA Asa Branca, Anil, Gardenia, CDD  23456 https://www.instagram.com/bezzeracuricica 
COLETIVA MARACAJÁ PT Ilha do Governador 13313 https://www.instagram.com/coletivamaracaja/
DEL Agir  Complexo da Maré 36555 https://www.instagram.com/delsemprepresente 
DJ BRANDON LEE  PT  Rio das Pedras 13091 https://www.instagram.com/vjbrandonlee 
DOUGLAS HELIODORO REDE Rio das Pedras 18003 https://www.instagram.com/profdouglasheliodoro 
EDNA GOMES PSD Complexo da Maré 55433 https://www.instagram.com/edna.gomesoficial 
EDSON SANTOS PT Horto 13222 https://www.instagram.com/edsonsantosrio/
FABINHO DA FEIRA Agir  Complexo da Maré 36789 https://www.instagram.com/fabinho_da_feira 
FELIPE BRASILEIRO PSD Complexo da Maré 55570 https://www.instagram.com/felipebrasileirorj 
GIOVANNA ALMEIDA UP Zona Oeste 80000 https://www.instagram.com/gioalmeida_up/ 
INDIANARAE SIQUEIRA PT Santíssimo 13169 https://www.instagram.com/indianaraesiqueira/ 
IONE FAVELA PMB Rocinha 35331 https://www.instagram.com/ione.favela 
LUCIANA OROZIMBO MDB Complexo da Maré 15794 https://www.instagram.com/luciana_orozimbo 
LUCIANO MEDEIROS PSD Complexo do Alemão 55181 https://www.instagram.com/lucianomedeirosrio
MARCELINHO DO CIEP PSB Rocinha 40555 https://www.instagram.com/marcelinhodociep 
MAÍRA DO MST PT Jacarepaguá 13713 https://www.instagram.com/mairadomst/
MARIA DOS CAMELÔS PSOL Japeri e Ocupação Chiquinha Gonzaga 50014 https://www.instagram.com/mariadoscamelos
MONICA BENICIO  PSOL Complexo da Maré 50123  https://www.instagram.com/monicaterezabenicio
MONICA CUNHA PSOL Manguinhos 50007 https://www.instagram.com/monicacunhario
MÔNICA FRANCISCO PT Borel 13888 https://www.instagram.com/monicasfrancisco
OKINGA PDT Gabão 12321 https://www.instagram.com/okingaoficial/
PAI DARIO PSOL Serrinha 50077 https://www.instagram.com/ile__onisegun
PATRÍCIA FÉLIX PSOL Padre Miguel 50800 https://www.instagram.com/patriciafelixrj/
RAFAELA ALBERGARIA PCdoB Baixada Fluminense 65000 https://www.instagram.com/rafaalbergaria 
ROBERTO ESTÁCIO MDB Estácio  15234 https://www.instagram.com/robertoestacio.oficial 
RICARDO MARATONA AVANTE Bangu 70654 https://www.instagram.com/ricardomaratona2023 
SALVINO OLIVEIRA PSD Cidade de Deus 55255 https://www.instagram.com/salvino.oliveira 
THAIS FERREIRA PSOL Vaz Lobo 50010 https://www.instagram.com/sou_thaisferreira 
TAINÁ DE PAULA PT Praça Seca 13777 https://www.instagram.com/tainadepaularj 
TIAGO SANTANA PT Vila Kennedy 13021 https://www.instagram.com/tiagosantana.pt/ 
VANDERLEA AGUIAR  PSOL Vila Isabel 50500 https://www.instagram.com/vanderleaaguiarpsol 
VANIA DUTRA PSB Acari 40404 https://www.instagram.com/vaniadutra_ 
WILLIAM SIRI PSOL Km 32 (Nova Iguaçu) e Campo Grande 50222 https://www.instagram.com/williamsirirj 
WILLIAM DA MARÉ PP Complexo da Maré 11910 N/A

Caso você conheça candidaturas não listadas acima, de moradores de favelas, nos informe através do e-mail contato@rioonwatch.org.br para que possamos atualizar esta matéria.

Sobre a autora e fotógrafa: Bárbara Dias, cria de Bangu, possui licenciatura em Ciências Biológicas, mestrado em Educação Ambiental e atua como professora da rede pública desde 2006. É fotojornalista e trabalha também com fotografia documental. É comunicadora popular formada pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e co-fundadora do Coletivo Fotoguerrilha.


Apoie nossos esforços para fornecer apoio estratégico às favelas do Rio, incluindo o jornalismo hiperlocal, crítico, inovador e incansável do RioOnWatchdoe aqui.